Fibra optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Fibra Óptica;

A fibra óptica é um meio de transmição por sinais luminosos, diferente dos outros tipos de cabos para rede, que a transmição é feita através de fios de cobre. As vantagens da fibra óptica, é que ela sofre menos interferências e com isso tem menos perda de dados. A fibra ótica é costituida fisicamente do seguinte modo:

Nucleo: o núcleo é um fino filamento devidro ou de plástico, que é por onde passa a luz,
Casca: é uma camada que reveste o nucleo, por possuir índice de refração menor que a do núcleo ela impede que a luz seja refratada ou seja impede a luz de mudar de direção fazendo com que a luz chegue ao receptor.
Revestimento primário: é uma capa plástica, que envolve o núcleo e a casca ,protegendo contra choque mecânicos e excesso decurvatura.


1.1Classificação das Fibras Ópticas;

Existem dois tipos de fibras ópticas: multímodo e monomodo.

1.1.1Fibra Multimodo;
São fibras que a a luz propaga de varios modos e caminhos diferentes dentro do núcleo: devido a essa caracterisca elas são classificadas de duas formas;

Multimodo índice degrau;
possuem um núcleo composto por um material homogêneo de índice de refraçãoconstante e sempre superior a casca. A banda passante é muito estreita o que restringe a capacidade de transmissão da fibra.


b- Multimodo índice gradual;
Possuem um núcleo composto de um índice de refração variável. Esta variação permite a redução do alargamento do impulso luminoso. São fibras mais utilizadas que as de índice degrau. Tem melhor capacidade de transmissão do que a degrau.1.1.2 Fibra Monomodo;
Possui um único modo de propagação, com isso , consegue atingir maior capacidade de trasmissão e maiores distancias também. Do que as multímodos.

1.2 Preparação de Fibra Óptica;
assitiremos 2 videos.

2. Interferências em Cabeamento Óptico;
As principais causas de interferências no cabeamento ópticos são

2.1 Atenuação;
a atenuação é a perda na potência de luztransmitida , os principais motivos dessa diminuição do sinal são:
2.2 Absorção;
Como nenhum material é perfeitamente transparente, sempre ocorre uma absorção parcial de luz quando esta é forçada a atravessar um meio (absorção intrínseca). Numa fibra, além da absorção do material que compõe seu núcleo, pode haver variações de densidade, imperfeições na fabricação (absorção por defeitosestruturais), impurezas (absorção extrínseca) e outros fatores que aumentam ainda mais as perdas por absorção.
2.3 Espalhamento;
É o desvio de parte da energia luminosa guiada pelos vários modos de propagação em várias direções.
sendo o mais importante e significativo o espalhamento de Rayleigh. Esse espalhamento é devido à não homogeneidade microscópica (de flutuações térmicas, flutuações de composição,variação de pressão, pequenas bolhas, variação no perfil de índice de refração, etc.
2.4 Deformações Mecânicas;
As deformações são chamadas de microcurvatura e macrocurvatura, as quais ocorrem ao longo da fibra devido à aplicação de esforços sobre a mesma durante a confecção e instalação do cabo.
As macrocurvaturas são perdas pontuais (localizadas) de luz por irradiação, ou seja, os modos dealta ordem (ângulo de incidência próximo ao ângulo crítico) não apresentam condições de reflexão interna total devido a curvaturas de raio finito da fibra óptica.
As microcurvaturas aparecem quando a fibra é submetida a pressão transversal de maneira a comprimí-la contra uma superfície levemente rugosa. Essas microcurvaturas extraem parte da energia luminosa do núcleo devido aos modos de altaordem tornarem-se não guiados.

3. Estrutura de Cabeamento para Rede;
É feita do seguintes modos

3.1 Cabeamento Não Estruturado;

É aquele que não tem um planejamento prévio e não considera modificações ou expansõesfuturas. Utiliza cabos dedicados cada aplicação especifica, como, cabo para voz , dados , etc....Ainstalação física do cabeamento não estruturado apresenta vantagens iniciais de...
tracking img