Fibra de polipropileno manu rob

758 palavras 4 páginas
Fibra de polipropileno
Materiais de construção II

Introdução
Definição
Utilização e objetivo
Capacidade de reforços das fibras
Propriedades
Comportamento
Aplicação
Dosagem
vantagens

Introdução:
• [1] O concreto é um material que possui grande versatilidade de aplicação em construções e, desde a sua criação, vem sofrendo significativas modificações tanto na sua forma de produção e aplicação, quanto na sua composição.

A razão para estas constantes modificações é a busca permanente do aperfeiçoamento das propriedades do concreto, ampliando ainda mais o seu espectro de utilização. Neste contexto e, visando principalmente melhorar o seu comportamento frágil perante esforços de tração, a adição de diferentes tipos de fibras surgiu como uma alternativa bastante promissora.

Assim, fibras dispersas e concreto passam a formar, juntos, um material compósito, o qual, segundo verificações experimentais, pode trazer benefícios significativos às construções sob o ponto de vista estrutural. O CRF é um compósito que pode ser utilizado como uma alternativa para o uso e concreto armado para estruturas continuas e prémoldadas.

Definição:
• [2] O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Utilização e objetivo:
• [3] As fibras de polipropileno, são usadas em concretos e argamassas, com o objetivo de inibir o surgimento e a propagação de fissuras causadas pelos efeitos da retração plástica ou hidráulica do concreto ou argamassa. As fibras de polipropileno • [4] Existem dois tipos básicos de fibras de polipropileno: monofilamentos e fibriladas. As fibriladas, apresentam-se como uma malha de finos filamentos de seção retangular. A estrutura em malha das fibras de polipropileno fibrilado promove um aumento de adesão entre a fibra e a matriz, devido a um efeito de intertravamento (Bentur;

Relacionados