Fibra bruta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fibra Bruta é a porção dos carboidratos totais resistente ao tratamento sucessivo com ácido e base diluídos, sendo em maior parte constituída por celulose, que apresenta baixa digestibilidade para a maioria dos animais, com excepção dos ruminantes, se tornando fonte de energia para esses animais, promovendo o bom funcionamento intestinal e estimulando os movimentos peristálticos
Os métodos paraa determinação das fibras variam muito de acordo com as condições de tratamento empregadas à amostra. Os métodos de análise recuperam de 60 a 80% de celulose e de 4 a 67% de lignina, em relação ao valor real existente na amostra, portanto não é uma medida segura ou específica dos grupos de substâncias existentes na amostra
Nutricionalmente a fibra é importante por conter a parte orgânica damatéria alimentar mais resistente às ações digestivas do trato gastrintestinal e desempenha importante função no controle do consumo voluntário e, consequentemente, na ingestão de nutrientes, além de estimular um ambiente ruminal favorável ao desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pela digestão de carboidratos fibrosos [3] .
1.1. Métodos de Determinação de Fibras a) Método Weende (FibraBruta): É baseado na eliminação da água e dos lipídios por hidrólise à quente com ácidos e álcalis diluídos [4] .
b) Método Van Soest (Fibra Detergente): É baseado na separação das diversas fracções constituintes das fibras por meio de reagentes específicos, denominados detergentes. As técnicas que usam detergentes ácidos e/ou neutros, quando não acompanhados do uso de amilase e da determinação donitrogénio residual, podem dar valores superestimados, incluindo nestes resultados de teores de amido e proteínas não solubilizados, não permitindo também a avaliação dos componentes solúveis [4] .
Outros métodos de determinação de fibra bruta [4]:
Fibra por detergente ácido (ADF): determina celulose + lignina.
Fibra por detergente neutro (NDF): determina celulose + hemicelulose + lignina. Éutilizado como método oficial para determinação de fibra dietética em grãos e cereais. Método enzímico-gravimétrico, determina o conteúdo total da fracção de fibra alimentar, determinando separadamente a fracção solúvel e insolúvel, sendo este actualmente o método recomendado por apresentar reprodutibilidade aceitável, porém o seu custo é mais elevado.
A determinação de hemicelulose por diferençaentre a fibra por detergente ácido e a fibra por detergente neutro não é precisa por causa da presença de vários outros componentes nos dois métodos por detergentes. Os erros podem ser reduzidos nas análises sequenciais de NAF e ADF. Pectina e taninos são solúveis na solução NDF, e hemicelulose pode ser estimada do peso perdido pelo resíduo NDF (livre de amido e proteína). Após tratamento ADF [4] .O método mais usado para a determinação de fibra bruta foi desenvolvido em 1864 por Weende, e consiste na extracção das fibras por meio de uma solução ácida e posteriormente alcalina [1] .
2. Objectivos
Determinar o teor de fibra bruta nas amostras de milho branco, farinha de milho e farinha de peixe.
3. Parte Experimental
3.1. Materiais e Reagentes
Materiais Reagentes Copos de 800mLMuflaHidróxido de Sódio (NaOH a 1,25%)
Placa eléctrica Estufa Ácido Sulfúrico (H2SO4 a 1,25%) Filtro Organza Cadinhos Amostras: Milho em Grão, Farinha de
Peixe e Farinha de Milho (FirstChoice) Extractor VELP Balança Analítica
3.2. Procedimento Experimental
A determinação de fibra bruta amostra moída em 100 mL1), por 30 minutos. Depois de lavada a amostra foi filtrada e uma quente por mais 30 minutos.Em seguida a amostra foi colocado num cadinho previamente tarado; em uma estufa a 100°C, durante 12h.
Figura 1: digestão da farinha de milho e de milho em grão n
A digestão da farinha de peixe VELP (Figura 2). Assim como na placa eléctrica a dig
100 mL de H2SO4 e lavouaparelho as saídas para reagentes e água de refrigeração interna e todas as fases da lavado com água quente levou
Figura 2:...
tracking img