Fibra óptica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABRANGÊNCIA DA FIBRA ÓPTICA
Lourival Vitor da Silva Centro Universitário Claretiano de Batatais
vitornippon@hotmail.com

As fibras ópticas vem ganhando o seu espaço a cada dia, e isso não acontece por acaso, através de inúmeras vantagens ela mostra que é indispensável o seu uso em varias aplicações, que se faziam ainda mais complicadas antes do aparecimento de tal tecnologia. Cabos de fibrasópticas muito finos, transmitem luz através de sinais codificados, a uma velocidade incrível, transmitindo milhares de bits por segundo. A fibra óptica é um filamento de vidro transparente com alto grau de pureza, é mais fino que um fio de cabelo, e ainda assim podendo carregar milhares de informações digitais a longas distâncias sem perdas significativas. Os sistemas de comunicações baseados emfibra ópticos utilizam lasers ou dispositivos emissores de luz (LEDS). As fibras ópticas possuem imunidade a interferências eletromagnéticas e a ruídos, a luz não escapa para fora do cabo, portanto quem deseja uma ter uma rede segura, preservar dados de qualquer tipo de ruído e ter velocidade na transmissão de dados, os cabos de fibra óptica são a melhor opção do mercado. Sempre que falamos aotelefone, assistimos à TV a cabo, navegamos na Internet ou realizamos uma endoscopia digestiva utilizamos tecnologia associada às fibras ópticas. Recentemente no caso dos mineiros que foram soterrados no Chile, e a noticia foi divulgada a nível mundial, podemos constatar também a participação da fibra óptica, onde a comunicação com os 33 trabalhadores presos a 700 metros de profundidade na mina SanJosé no norte do Chile só foi possível com o uso de fibra óptica. Onde um dos trabalhadores pode acompanhar o nascimento de sua filha Esperanza, e também foi possível que todos assistissem ao vivo o jogo amistoso de futebol entre as seleções chilena e ucraniana.

Introdução

Baseado em uma breve explanação teórica através de pesquisa bibliográfica entre livros e artigos encontrados na internet quetinham como foco a fibra óptica, desde o surgimento até a atualidade procurando esclarecer as vantagens e desvantagens do uso, segurança, velocidade de transmissão, atenuação, imunidade a interferências e ruídos, bem como os tipos e conceitos de fibra óptica e em quais aplicações se torna mais viável sua utilização.

Metodologia e/ou Métodos e Técnicas

Arquiteturas que usam a fibra óptica:TV a cabo, Cabos submarinos, 10basefl, 100basefx, 1000basesx, 1000baselx Fabricação da fibra: Primeiro é feita a pré-forma de vidro, que pode ser de vários métodos. Depois a préforma é colocada na torre de puxamento da pré-forma onde vai sendo lapidada. Equipamentos: Conectores – Pontas dos cabos feitos com muita precisão para não gerar atenuação nem comprometer a comunicação Repetidores – Com asdistancias os sinais vão perdendo a força os repetidores reforçam o sinal, porem é não pode estar já muito defasado. Transmissor – Pega o sinal eletrônico que vem dos computadores ou outros meios e transformam em sinais de luz e enviam Receptor – Pega o sinal de luz e converte em sinais eletrônicos devolvendo aos computadores os outros meios Transceiver – Serve como receptor e transmissor ficam norouter ou switch que precisam tem uma porta especifica para eles Placa de rede óptica Atenuação – perda e enfraquecimento do sinal, medida em decibéis, quanto maiores as freqüências maiores as perdas. Uso de repetidores para diminuir a atenuação. Pode ser causada por falha nos conectores, nos cabos, absorção, espalhamento, deformações mecânicas, curvaturas, emendas. Absorção – quando a superfícieabsorve a luz, não reflete nem refrata, absorve e esquenta a superfície. Espalhamento – processo de perda que demonstra o desvio de parte da energia luminosa, guiada pelos vários modos de propagação por varias direções Deformações mecânicas: Microcurvaturas – um atrito ou curvatura leve Macrocurvatura – uma curvatura acentuada capaz de permitir que o sinal escape do seu confinamento(CABO)...
tracking img