Fiat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Empresa
Fiat do Brasil S/A (Fabbrica Italiana Automobili Torino)
Data de Construção:
Ano de 1973
Início das Atividades
No dia 9 de Julho de 1976, em Betim – MG, a Fiat inaugurou sua Fábrica.

O Grupo Fiat é o maior grupo industrial da Itália e um dos maiores do mundo, com operações industriais em mais de 60 países espalhados pelos cinco continentes do planeta.
Maiormercado para o Grupo Fiat depois da Itália, o Brasil ocupa hoje um lugar de destaque na estratégia global da empresa e é um dos principais grupos industriais do país, com atuação diversificada nos segmentos metal-mecânico e de serviços.
As empresas Fiat no país são parâmetro de eficiência e qualidade no mundo empresarial brasileiro. São 16 empresas ocupando posição de liderança em quase todos ossetores em que atuam e disputando a liderança nos demais.
As principais atividades do grupo no Brasil concentram-se na produção e venda de automóveis e caminhões (Fiat Automóveis e Iveco); desenvolvimento e produção de motores e transmissões (FPT - Powertrain Technologies); produção de peças fundidas em ferro para a indústria automobilística nacional (Teksid do Brasil); fabricação de máquinasagrícolas e de construção (CNH – CASE NEW HOLLAND); produção e comercialização de componentes automotivos (Magneti Marelli); fornecimento de equipamentos de automação industrial (Comau); consultoria e formação de pessoal (Isvor); consultoria e administração empresarial (Fiat Services).
O Grupo Fiat também atua no setor financeiro, através da Fiat Finanças, Banco Fidis, CNH Capital e Fides Corretagens deSeguros. Sua presença se projeta na educação e cultura, através da Fundação Torino e da Casa Fiat de Cultura.
A FIAT tem como missão desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo assim a sustentabilidade do negócio

HISTÓRICO

A fábrica da Fiat em Betim foi inaugurada em 1976 com inúmeros desafios a seremsuperados. Existiam até então muitas dificuldades de escoamento dos produtos, pouca mão-de-obra especializada. O que inicialmente poderia representar dificuldades em relação à concorrência tornou-se a base de uma história de sucesso. A Fiat procurou capacitar e treinar pessoas das comunidades locais, sendo muitas provenientes da zona rural, ou de migrantes que vinham do interior do estado para BeloHorizonte, descartando a opção de buscar profissionais já capacitados no estado de São Paulo, tendo como missão trazer uma tecnologia mais complexa, brasileiros foram enviados para a Itália e italianos trazidos para cá como técnicos de nível médio e superior.
A produção se iniciou com o modelo Fiat 147, sendo um marco para a indústria nacional da época, se tornando assim uma empresa inovadora epioneira, buscando sempre diferentes conceitos e tecnologia. No final do ano de 1979 e começo de 1980, o Fiat 147 atingiu seu auge superando as vendas do Fusca e Brasília, modelos principais da época, ambos da Volkswagen.
A empresa Fiat foi a primeira a lançar uma Pick up derivada de um carro de passeio em 1979, ao lançar o Fiat 147 Pick up, e também se torna pioneira na utilização do motor a álcool,air bags frontais e laterais, radio MP3 de fabrica, utilização de vidros laminados laterais, dentre muitas outras coisas.
Nos anos 80 houve importantes lançamentos da empresa como o Premio e
a Elba mas o veiculo que foi o responsável pela grande fama da Fiat no Brasil foi o Uno, trazido para o país um ano depois do inicio de produção na Itália, trazendo para o Brasil novos conceitos de design,com amplo espaço interno, aerodinâmica e baixo consumo, alem de modificar a linha de montagem da Fiat, introduzindo um moderno sistema de soldagem da carroceria.
Em 1986 a Fiat teve grandes problemas na qualidade do produto, se tornando indesejável por mais de 70% dos consumidores, especialmente o veículo Uno. Para resolver este problema, em 1988, a empresa reuniu seus fornecedores e rede...
tracking img