Fiabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de confiabilidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A engenharia de confiabilidade é o ramo da engenharia voltado para o estudo confiabilidade desistemas de forma geral, durante o seu ciclo de vida. O profissional da área possui uma visão geral dos campos da engenharia, vendo o sistema como um todo.
Histórico
O estudo da confiabilidade surgiucom a necessidade crescente da indústria.
Em alguns campos da engenharia, a confiabilidade é vital: construções como usinas nucleares, aeroplanos, submarinos, são intoleráveis a falhas.
Embora oconceito de confiabilidade tenha nascido para identificar defeitos em produção de larga escala, ultimamente a confiabilidade tem tido um grande avanço na função manutenção das empresas, com o intuito deaumentar a disponibilidade dos equipamentos. Assim surgiu a Engenharia de Confiabilidade, função responsável por manter o parque fabril com uma disponibilidade (Up Time) maior possível.
Umaferramenta importante no auxílio do Engenheiro de Confiabiliade é uma base de dados sólida e confiável a respeito da vida dos equipamentos sob sua guarda. Neste campo, podemos citar os softwares da categoriaCMMS, Computerized Maintainance Management System ou Sistema Computadorizado de Gerenciamento da Manutenção. Existem centenas, talvez milhares de softwares deste tipo, com custos que vão de centenas dedólares a dezenas de milhares de dólares, sendo parte integrante da função do Engenheiro de Confiabilidade escolher aquele que melhor se adapta à sua realidade.
Definições
O estudo deconfiabilidade basicamente pode ser abordado de duas formas:
• Qualitativa, pelo estudo dos modos de falha e suas conseqüências para o sistema. É a abordagem utilizada na manutenção centrada na confiabilidade.
•Quantitativa, pela medição de número de falhas, tempo de parada e custos associados em manutenção e perda de produção. É a abordagem estatística, no qual o sistema é modelado por distribuição de...
tracking img