Fiação têxtil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fiação Têxtil
O objetivo deste artigo é descrever de forma resumida os processos da fiação têxtil. Detalharemos cada processo nos próximos posts.
A fiação têxtil consiste transformar uma massa de fibras têxteis (matéria-prima), inicialmente desordenadas (flocos), em fios. Porém para ocorrer a produção de fios, existem vários processos que determinará qual será a espessura, tipo, qualidade efinalidade do fio. Esses processos compreendem por meio das quais as fibras têxteis passam por etapas de abertura, limpeza, orientação na mesma direção, paralelização e torção, de modo que a fixação de uma nas outras ocorre através de atrito.
O processo de fiar pode-se dividi-lo em duas etapas: 1) Preparação a Fiação; e 2) Fiação.
Preparação a Fiação
Esta etapa podemos subdividi-la em:
-Linha deAbertura: recebe a matéria-prima (fibras têxteis) que estão apresentados em forma de fardos compactados, com peso aproximadamente de 200 kg, onde são colocados lado a lado. Um equipamento automático ou manual faz a coleta de pequenas porções de cada fardo e as submetem a batimentos (equipamento chamado batedor) a fim de remover as impurezas. Dos batedores as fibras são transportadas até as cardaspor meio de rolo de mantas dos batedores ou por alimentação direta (flocos) que ocorre através de tubulações.
Produto de entrada: algodão em pluma
Produto de saída: flocos de algodão ou rolos mantas

- Cardagem: Etapa que visa complementar a abertura e limpeza da matéria-prima (fibras) em processo, iniciando o trabalho de paralelização (separação e orientação), homogenização e uniformizaçãodas fibras. A máquina responsável por esse processo é chamada de Carda que finalizando seu produto final aplica um leve estiramento e torção, tendo como resultado uma fita de carda.
Produto de entrada: manta
Produto de saída: fita de carda

Passadores: Sua função é efetuar a misturas de várias fitas de carda para a obtenção de uma nova. Isso é realizado através da passagem de várias fitas,podendo ser 4, 8 ou 16, por um sistema de junção, com posterior estiramento e torção, resultando no endireitamento dessas fibras.
Em geral sua função é paralelizar as fibras através da estiragem a fim de gerar uma fita de passador uniforme.
Produto de entrada: 4, 8 ou 16 fitas de carda.
Produto de saída: 1 fita de passador.

Penteadeira: Processo responsável pela homogenização do materialatravés da “dublagem”, ou seja, da quantidade de material têxtil na entrada. Uniformiza o material têxtil, através da estiragem e paralelização das fibras, além de selecionar o comprimento da fibra do material têxtil, retirando as de comprimento inferior ao pré-determinado. Dentro do fluxo no sistema de penteagem, encontramos as etapas de penteagem divididas em reunideira, laminadeira e a própriapenteadeira.
Produto de entrada: fita de passador.
Produto de saída: fita de penteadeira.

Maçaroqueira: possuem por finalidade a transformação das fitas em fios, ainda de grandes dimensões, chamados pavios, com cerca de 3 a 5 mm de espessura. A transformação das fitas em pavios se dá por estiramento e torção, cujo processo é totalmente mecânico.

Produto de entrada: fita de passador oupenteadeira.
Produto de saída: fita de maçaroca.

Fiação
Existem dois princípios fundamentais de fiação: o convencional e o não convencional. Na fiação anel, pode-se produzir, simultaneamente, vários fios (entre 200 e 1100 bobinas simultaneamente), sendo cada unidade de fiação conhecida por fuso, que estão situados ao longo da máquina, repartidos em igual número para ambas as faces. O não convencionalé exemplificado pela fiação a rotor, conhecida como fiação Open End, que diferentemente do processo a anel, produz cerca de 300 bobinas simultâneas em um dos lados da máquina a velocidades muito Superior.

Fiação anel
Na fiação anel, cada fuso é alimentado por uma mecha, ou pavio (fita constituída de fibras com uma ligeira torção, produzida em uma máquina conhecida como maçaroqueira), que é...
tracking img