fhtm3

4643 palavras 19 páginas
A profissão do assistente social
Sobre o surgimento do Serviço Social no Brasil, observamos grande interferência católica neste longo percurso evolutivo da profissão. No ano de 1922 a igreja Católica organizou a I Conferência de Ação Católica dando assim um salto em direção aos ideais assistencialistas de ordem cristã e exigida por Deus. Dez anos mais tarde, em 1932 o Brasil contou com a visita de Adele de Loneux, trazendo novos ideais europeus acerca do Serviço Social por meio de diversas conferências que fez pelo país e ao retornar para a Bélgica levou consigo duas brasileiras, Maria Kiehl e Albertina Ramos, que ao se formarem sob influência européia, voltaram ao país e fundaram a Escola de Serviço Social de São Paulo. Neste mesmo ano criou-se também o Centro de Estudos da Ação Social (CEAS) , sendo considerado uma importante evolução para o Serviço Social no Brasil.
Já ao governo brasileiro, enquanto detentor do poder público,somente cabia a responsabilidade de regular os excessos e promover uma vida digna à população, principalmente neste período conturbado da história do país com o crescimento dos grandes centros, o pleno desenvolvimento do Capitalismo e sua implantação no Brasil com a construção de fábricas, gerando no país um forte e expressivo êxodo rural, superlotando as cidades e continuando o mesmo processo de urbanização e detereorização do proletariado, como na Europa e Estados Unidos.
Solucionar estes graves problemas da população carente, revoltada e oprimida transformou-se em questão política, pois inúmeras greves explodiram neste período. Assim o governo, juntamente com os burgueses brasileiros e a igreja Católica uniram-se para tentar sufocar a voz do povo, proporcionando "acalentos"para os trabalhadores e suas famílias, criando consensos, onde na ilusão de ajudar aos pobres estaria a solução para a crise.
Por se haver instalado os ideais comunistas e liberais no país, a igreja Católica viu seus valores sagrados como, a moral, a ordem

Relacionados

  • Trabalho de FHTM3
    673 palavras | 3 páginas
  • faleiros resenha fhtm3
    837 palavras | 4 páginas
  • Desafio De Fhtm3 Artigo Cient Fico
    4013 palavras | 17 páginas
  • Texto Final Servi O Social Na Contemporaneidade FHTM3
    3576 palavras | 15 páginas