FHMSS III POSTAR 8888

2201 palavras 9 páginas
Atuação do Assistente Social no Mundo Contemporâneo

Tutor A Distância: Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutor Presencial: Ademildes Silva de Almeida Pólo 7216

Feira de Santana – Bahia, 03 de novembro de 2014.

SUMÁRIO

1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. DESENVOLVIMENTO
4. REFERENCIAS BIOGRAFICAS

RESUMO

Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a prática profissional do Assistente Social, mostrando uma visão panorâmica do Serviço Social no Mundo Contemporâneo e sua importância nos dias de hoje.
Para entender todo esse processo de renovação crítica do Serviço Social enfatiza o processo de ruptura com o Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina.

Palavras chave: Atuação do Assistente Social, Assistencialismo, Filantropia, Mercado de Trabalho.

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará a importância do profissional do serviço social na atualidade, onde esta profissão passou por várias mudanças e hoje atua junto com uma equipe de multiprofissional para atender as necessidades do sujeito.
O Serviço Social é relacionado ao termo Filantropia quando a mesma é qualificada e reconhecida pela Lei Orgânica da Assistência Social, no qual, atua para inclusão do indivíduo, já o assistencialismo é dado à pessoa que não conhece os seus direitos, permitindo a ser explorado e usado. O Serviço Social por sua vez, é oferecido como direito de todos e dever do Estado. Vale salientar que o assistente social deve está habilitado para atuar no Setor Público, privado e Terceiro Setor, onde cabe ao mesmo entender e dominar a legislação da área em que atua.

2 - DESENVOLVIMENTO 2.1. Atuação do Assistente Social no Mundo Contemporâneo O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma afeição acadêmico-profissional e social renovada, voltada a defesa do trabalho e dos trabalhadores.
Desde a década

Relacionados