fhghgh

275 palavras 2 páginas
Introdução
Neste trabalho nos vamos relatar sobre como se deu inicio da globalização, que iniciou se com a expansão mercantilista da economia mundo, a Europa marcou o primeiro estabelecimento dasfeitorias comerciais na Índia, China, Japão e abriu também aos conquistadores europeus as terras do novo mundo, a revolução burguesa fez com que a busca pela realização pessoal promovesse a ascensãosocial das massas, abolição da servidão na maioria dos países, o mercado chinês é aberto pelo tratado de Nanquim, etc.

A primeira fase da globalização

A primeira fase da globalização foi marcadapelo resultado da procura de uma rota marítima para as Índias. Estabelecendo as primeiras feitorias comerciais europeias na Índia, China e Japão, e, principalmente, abriu aos conquistadores europeus asterras do Novo Mundo.

Nesta primeira fase estrutura-se um sólido comércio triangular entre a Europa (fornecedora de manufaturas) África (que vende seus escravos) e América (que exporta produtoscoloniais). A imensa expansão deste mercado favorece os artesãos e os industriais emergentes da Europa que passam a contar com consumidores num raio bem mais vasto do que aquele abrigado nas suascidades, enquanto que a importação de produtos coloniais faz ampliar as relações intereuropeias. Exemplo disso ocorre com o açúcar cuja produção é confiada aos senhores de engenho brasileiros, mas que étransportado pelos lusos para os portos holandeses, onde lá se encarregam do seu refino e distribuição.

O principal porto europeu, americano e africano desta primeira globalização encontra-se emLisboa, Sevilha, Cádiz, Londres, Liverpool, Bristol, Roterdã, Amsterdã, Le Havre, Toulouse, Salvador, Rio de Janeiro, Lima, Buenos Aires, Vera Cruz, Porto Belo, Havana, São Domingo, Lagos, Benin, Guiné,Luanda e Cidade do Cabo.

Politicamente, a primeira fase da globalização

Relacionados

  • Fhghgh
    2194 palavras | 9 páginas