fhfh

372 palavras 2 páginas
Incidente em Antares foi o último romance escrito por Érico Veríssimo. Escrito em 1971, aborda a temática do fantástico e do sobrenatural, o chamado Realismo Fantástico

Enredo
No ano de 1963 em 19 de dezembro morrem sete pessoas em Antares. Como os coveiros estão em greve, os defuntos passam a vagar pela cidade, vasculhando a intimidade de parentes e amigos. Devido à sua condição de defuntos, podem fazer isto sem temer represálias.

Análise
O livro é dividido em duas partes, onde se misturam acontecimentos reais e irreais.
Na primeira parte, é apresentado o ajustamento das duas facções políticas da cidade (os Campolargo e os Vacariano) às oscilações da política nacional. Apresenta também a união dos mesmos em face da ameaça comunista, como é conhecida na cidade a classe operária, que reivindica seus direitos.
Na segunda parte, acontece o "incidente" do título, com a greve geral em Antares e a morte inesperada de sete pessoas, incluindo a matriarca dos Campolargo, Quitéria. Durante o cortejo de Dona Quitéria, os Campolargo são impedidos de sepultá-la, pois os coveiros, em greve, cercam o cemitério, impedindo o enterro, e desta forma, aumentam a pressão sobre os patrões. Os mortos, não sepultados, adquirem "vida" e passam a vasculhar a vida dos parentes e amigos, revelando, então, a podridão moral da sociedade. Como as personagens são cadáveres, estão livres das pressões sociais e podem criticar à vontade a sociedade.
Minissérie
Em 1994, a Rede Globo apresentou a minissérie Incidente em Antares, adaptada por Charles Peixoto e Nelson Nadotti, e baseada no romance de Érico Veríssimo. A minissérie teve a direção de Paulo Josée contou com os atores Fernanda Montenegro e Paulo Betti no elenco, entre outros.
Os Insepultos
Quitéria Campolargo: a matriarca da cidade, que morreu do coração;
Barcelona: o sapateiro anarquista, também vítima de um ataque cardíaco;
Cícero Branco, o influente advogado vitimado por um AVC;
João Paz, jovem pacifista que foi

Relacionados

  • Educaçao fisica
    252 palavras | 2 páginas
  • jgfhfd
    3029 palavras | 13 páginas
  • Tribunal do Júri: Juiz Leigo
    73509 palavras | 295 páginas