Fgv - gestão de projetos - celula de combustivel - scc

1619 palavras 7 páginas
Módulo: 2 Atividade: Individual
Título: Super Célula de Combustível
Aluno: Rodrigo Coutinho de Souza
Disciplina: Tecn. Ger. de Projetos Turma: 22 – Abril 2013
Introdução
A busca por inovação pelas empresas é baseada na necessidade de manter a competitividade ou mesmo alcançar o pioneirismo em possuir um conhecimento único que será a base de produtos ou processos.

“A P&D não produz um produto físico para venda ou um processo operacional. Não produz um novo negócio. Nem mesmo produz qualidade. Porém a P&D produz o know-how que está nos alicerces de todos esses outros resultados. [...]” (Pesquisa & Desenvolvimento: como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade / Philip A. Roussel, Kamal N. Saad, Nils Bohlin; tradução José Carlos Barbosa dos Santos; revisão técnica Moysés Gedanke. – São Paulo: Makron Books, 1992, p.67).

Essa busca por inovação está intrinsecamente ligada à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Ser capaz de realizar inovações tecnológicas é a forma sustentável de garantir a competitividade das empresas [...]” (professor Ruy Quadros).

Entretanto, gerenciar projetos de P&D requer alguns desafios como minimizar a incerteza quanto ao resultado que se deseja alcançar e estar inteiramente ligada à estratégia da alta administração.

A presente atividade visa avaliarmos a implantação da Super Célula de Combustível – SCC, identificando os principais desafios encontrados e contemplando as seguintes questões: importância de projetos P&D, riscos envolvidos em projetos P&D, desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em projetos P&D.

Importância de projetos de P&D
Projetos de P&D proporcionam as organizações serem ao mínimo, competitivas ou ganharem destaque no mercado.
Um artigo publicado em 2010 pelo canal de notícias Brasil Econômico, intitulado “A importância de P&D” destaca um dos exemplos:

“[...] O caso da Petrobrás é emblemático: toda pesquisa feita no

Relacionados

  • Atividade individual Modulo 2
    1348 palavras | 6 páginas
  • Veiculo eletrico
    48910 palavras | 196 páginas
  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas