Fghdfgh

3936 palavras 16 páginas
Proposta de um arranjo físico para o almoxarifado de uma empresa do setor privado
Guido Rosso Guedin (UFSC) guido@deps.ufsc.br Jaime Baú (UFSC) bau@deps.ufsc.br Leonardo Knihs Zierke (UFSC) zierke@deps.ufsc.br Mirna de Borba (UFSC) mirna@deps.ufsc.br

Resumo: Este artigo apresenta a otimização da distribuição dos materiais e estudo e elaboração de um novo Layout para o almoxarifado em uma empresa do setor privado. A proposta foi elaborada baseada em estudo bibliográfico e na análise de dados obtidos através de questionários e observação. Essa proposta visa reorganizar o almoxarifado da empresa e com isso criar uma cultura de organização e racionalização do espaço em futuras expansões, minimizando, assim, possíveis despesas. Palavras-chave: Almoxarifado; Layout; Racionalização de espaço; otimização de arranjo físico. 1. Introdução A idéia geral de Almoxarifado é um espaço grande e organizado que atenda as demandas dos clientes internos e externos da empresa. Nem sempre tais demandas são imediatas e constantes. Normalmente, a grande variação determina a necessidade de um espaço amplo, flexível e reservado para suprir tais exigências. “É difícil generalizar layouts de armazéns, uma vez que eles são normalmente individualizados para acomodar suas exigências de manuseio específicas.” (BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2004, p.329). Pela peculiaridade de cada estoque das empresas em geral, é preciso adequar o arranjo físico para atender às necessidades diversas. Conforme Santos (2001), hoje me dia o enfoque dado à administração de material é logístico. Ou seja, as suas atividades envolvidas se complementam com a distribuição física.
“O planejamento de um arranjo físico, layout como é conhecido popularmente, é recomendável a qualquer empresa, grande ou pequena. Com um bom arranjo físico obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação bem como no aumento da produtividade e eficiência. Na implantação de uma nova empresa, esse planejamento é imprescindível.

Relacionados