fggjhkjlk

2469 palavras 10 páginas
E

Caetité-Ba
2013
SERRA DO ESPINHAÇO
Também denominada de Cordilheira Brasileira, a Serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa que recebeu esse nome do geólogo alemão Ludwig von Eschwege, devido à pequena variação em sua largura (40 a 100 km), sendo sua forma de uma linha quase reta.
Estende-se da Serra de Ouro Branco (MG), cortando, de norte a sul, os estados de Minas Gerais e Bahia, aonde recebe a denominação de Chapada Diamantina, até o município de Xique-Xique (BA), com extensão aproximada de 1.100 km.

Sua formação data do Pré-Cambriano e a paisagem é caracterizada por formações rochosas abruptas, vales, cânions, picos, paredões, rios, lagos e diversidade de fauna e flora com espécies endêmicas.
A Serra do Espinhaço é um divisor de águas das bacias do rio São Francisco, Doce e Jequitinhonha e apresenta vegetação característica do Cerrado, Campos Rupestres, Caatinga e Mata Atlântica. De algumas das espécies vegetais encontradas, tem-se a Canela-de-Ema-Gigante e a Sempre-Viva

A Serra do Espinhaço constitui parte de um grande escapamento que separa o interior continental da fachada atlântica e configura o divisor hidrográfico da bacia do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas costeiras. Esse escarpamento demarca significativa diferenciação altimétrica entre as superfícies mais elevadas localizadas no interior continental, daquelas mais rebaixadas que ocupam a fachada atlântica. o clima da Serra do Espinhaço Meridional como sendo fortemente influenciado pelo fator orográfico, onde as zonas externas mostram um significativo aumento da temperatura média anual. O clima da região é mesotérmico, Cwb na classificação de Koppen, caracterizado por verões brandos e úmidos (outubro a abril), invernos mais frescos e secos (junho a agosto) e curtas transições nos meses de maio e setembro. A precipitação e a temperatura médias anuais variam de 1250 mm a 1550 mm e 18º a 19ºC, respectivamente.
Meta básicas os solos são bem mais

Relacionados