fgdhggfdvfdsz

3545 palavras 15 páginas
Área: Sociedade, Tecnologia e Ciências
Unidade de competência/Núcleo gerador 6
Domínios de Referência: DR1
Competências: Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria de vida do bem-estar social.
Formadora: Odete Cardoso

Guião de Trabalho 1
“Construção e Arquitectura”

1. Com base no Artigo 65º, da CPR comente o seguinte texto.
“Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.”
Artigo 65 – Constituição da República Portuguesa
O direito à habitação é um direito básico do ser humano estabelecido na Constituição Portuguesa.
Apesar de o Governo e as Autarquias Locais tentarem implementar uma requalificação nos bairros sociais já existentes, penso que deveria haver uma aposta na reconversão de áreas abandonadas, de forma a torná-las em áreas habitacionais. Assim poderia aproveitar-se da melhor forma os terrenos disponíveis e evitar-se um alastramento da mancha construída para terrenos agrícolas e/ou florestais
O artigo 65º da Constituição da República reserva a cada individuo, sem excepção de nenhuma espécie, o direito a uma habitação condigna. No entanto com os crescentes problemas na economia do país e o nível de pobreza cada vez mais alto, acaba por acontecer precisamente o oposto.
A nova pobreza urbana gera tamanhas situações de exclusão social que o próprio princípio da dignidade humana acaba por ser questionado: muitas famílias vivem sem o mínimo de condições, sejam elas habitacionais ou de outra ordem. Os valores éticos e morais acabam por se decompor lentamente e a porta a marginalidade acaba aberta.
Por todo o país existe este grande problema chamado “bairros sociais” ou “bairros de lata”, como é referido no texto; sítios que vão crescendo e criando um aglomerado de barracas, que não são mais do que zonas de extrema pobreza, onde as pessoas não têm condições de

Relacionados