Ffundamentos de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA



FUNDAMENTOS DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX


Gestão em Tecnologia da Informação
Dário Fortaleza Carvalho: TO1310467
dariofcarvalho9@gmail.com

PALMAS – TO
2013
FUNDAMENTOS DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX

RESUMO: O Linux é um sistema operativo de código aberto, que hoje conta com uma vasta lista de programadores eutilizadores empenhados, e graças a essa característica este sistema tem ganhado muito terreno entre usuários e empresas, na medida em que sua capacidade vai sendo desenvolvido o utilizador tem total liberdade de usar, copiar, modificar e disponibilizar a sua própria distribuição comercialmente ou não. O Linux está na categoria de software livre, ou seja, você não precisa pagar licença pra usá-lo.PALAVRAS-CHAVE: Linux. Software. Sistema operacional. Livre

ABSTRACT: The Linux operating system is open source, which today has an extensive list of developers and users committed, and thanks to that feature this system has gained much ground among users and companies, to the extent that its capacity is being developed the user has complete freedom to use, copy, modify and deploy its owndistribution commercially or not. Linux is the category of free software, meaning you do not need to pay license to use it.

KEYWORDS: Linux. Software. Operating System. Free

INTRODUÇÃO
Sistema operacional é um software com uma função importantíssima para o computador, que também serve de interface entre ele e o usuário, basicamente é ele que controla a maquina, sem ele seria impossível acessara internet, editar trabalhos de textos e uma serie de outros aplicativos.
Uma grande vantagem do GNU/Linux sobre outros sistemas operacionais está na quantidade de itens de hardware que são suportados nativamente, ou seja, que não requerem a instalação de drives externos. Geralmente, ao término da instalação de um sistema GNU/Linux todos os itens já estão instalados, configurados efuncionando, isso porque, quando se desenvolve o suporte a um novo item de hardware, ele é adicionado ao kernel Linux, tornando-se nativo.

O que é Linux
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) é o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje émantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

Linux ou GNU/Linux?

A Free Software Foundation advoga que o sistema operacional formado pelo núcleo Linux e o conjuntode utilitários e aplicativos que incluem aqueles desenvolvidos pelo seu projeto GNU deve ser chamado de GNU/Linux, e não simplesmente de Linux. A questão tem sido objeto de intensos debates há anos, sem que um posicionamento geral e definitivo seja alcançado.
Naturalmente a posição da FSF não é a única existente. São conhecidas as declarações de Linus Torvalds (que acharia interessante aexistência de uma distribuição chamada GNU Linux e mantida pelo projeto GNU), de Eric Raymond e de John Dvorak, entre outros. Há ainda uma interessante citação da própria FSF afirmando que um nome como GNU/X11/Apache/Linux/TeX/Perl/Python/FreeCiv seria absurdo, portanto é necessário estabelecer um limite. Mas, diz ela, “Não pode ser justo dar todo o crédito para uma contribuição secundária (Linux)enquanto se omite a contribuição principal (GNU).” Outra citação digna de nota vem de um editorial do veterano Linux Journal: “Talvez Richard Stallman esteja frustrado porque Linus recebeu as glórias por ter feito aquilo que Stallman pretendia fazer.”
O Sistema Operacional Linux (ou GNU/Linux)
Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma...
tracking img