ffsafds

932 palavras 4 páginas
DESCONTRUÇÃO PARA RECONSTRUÇÃO DAS NORMAS-BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Durante o filme V de Vingança , notou-se que de fato há uma grande intenção dos individuos que estão no poder de controlar o povo, assim ampliando sua dominação.
No ínicio do filme já aparece a manipulação que o governo queria exercer sobre a população, no tele-jornal o apresentador discursava em tom agressivo e ameaçador com a finalidade de intimidar a sociedade. Todos deveriam cumprir rigorosamente as regras impostas pelo governo, uma delas a de não sair após determinado horário.
Boaventura de Sousa Santos foi o autor que nós escolhemos para “parafrasear’’ com filme devido sua teoria de des-pensar o direito, no texto base em que foi estudado o autor cita muito o capitalismo que não é o sistema de governo que existe no filme, de fato o governo da Inglaterra em V de Vingança se assemelha mais com um regime totalitario. Porém ao olharmos sua teoria notamos que ele tem um principio muito parecido com o do mascarado Guy Fawkes que é o de repensar as normas, o direito, e que os paradigmas são passageiros e históricamente construídos portanto devemos tomar cuidado para não cair no buraco negro da aceitação das normas e sim trazer a tona direitos primarios que ficaram esquecidos para formar uma nova sociedade.

PONTOS DA TEORIA DO AUTOR
O Boaventura crítica primeiramente a ideia de que o Estado detém o monopolio do direito, a segunda crítica é a redução das promessas democráticas ao espaço da cidadania, diversas outras formas de direitos foram suprimidas,marginalizadas e esquecidas em virtude disso surge o seu argumento que é a descontrução para uma reconstrução do direito moderno, chamdo de o des-pensar do direito.
Recortando a teoria de Boaventura para o filme, o enfoque, seria a questão da reconstrução do direito, assim o português diz que não devemos negar tudo o que existe nas normas vigentes bem igualmente no direito do periodo em que se passa. Porém devemos olhar a sociedade de

Relacionados