ffgav

277 palavras 2 páginas
DF AGRÁRIOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E A AÇÃO DE GOVERNOS NEOLIBERAIS: o caso do município de Ponto Novo no estado da Bahia – Brasil/LAND CONFLICTS, SOCIAL MOVEMENTS AND THE ACTION OF NEOLIBERAL GOVERNMENT: the case of Ponto Novo municipality in Bahia..
Onildo Araujo da Silva

Resumo

O conflito pela terra e pelo acesso à água de qualidade é uma constante no Brasil atual. Nossa intenção é relacionar a ação do Estado, a partir de determinadas políticas públicas claramente neoliberais, com a ampliação das possibilidades de conflito no mundo rural brasileiro e que envolvem movimentos sociais que lutam pela terra e pela água. Para isso, partimos da investigação que tem foco na ação do governo do Estado da Bahia no município de Ponto Novo, destacando como a aplicação de políticas públicas determinadas pode potencializar o embate entre sem terras e proprietários.

Texto completo:
PDF. causada pela disputa por terras tem se agravado e elevado o número de mortos em conflitos agrários no Brasil. No ano passado, o total de líderes locais assassinados, entre sem-terra, indígenas e pescadores, cresceu 10,3% em relação a 2011, subindo de 29 para 32 vítimas. As mortes aconteceram, em sua maioria, no Pará e em Rondônia, estados onde os conflitos por terras e as disputas em torno da exploração ilegal de madeira têm se intensificado nos últimos anos.

Os dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostram que o Rio de Janeiro, onde a média de mortes era de uma por ano, contabilizou quatro no ano passado, maior patamar desde 1999, quando cinco pessoas foram assassinadas no estado. No país, de 2000 a 2012, a violência causada por conflitos agrários provocou 458 mortes.

PU

Relacionados