fffhgg

348 palavras 2 páginas
Introdução
Roldana ou polia é um tipo de instrumento utilizado para reduzir a força necessária em determinadas situações de levantamento ou suspensão de pesos, é composta por um disco que gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro. As roldanas que apresentaremos neste relatório são as fixas e móveis.
Fundamentação teórica
Polias ou roldanas são dispositivos que tem por função mudar a direção e o sentido da força que traciona ou tenciona um fio ou uma corda amarrada em algum suporte fixo e rígido, elas podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força, sendo elas fixas ou moveis. Polia fixa, muda a direção e o sentido de uma força, mantendo a sua intensidade, estão presas a um suporte executando apenas movimento de rotação onde sua força é igual ao peso. Polia móvel, diminui a intensidade do esforço necessário para sustentar ou elevar um determinado corpo, fazendo com que o peso fique pela metade, havendo uma redução da força.

Associação de roldanas
Material necessário: roldanas fixas e móveis, fios inextensíveis, gancho lastro e massas acopláveis, tripé, sapatas niveladoras.
1- Utilizando uma polia fixa com Fr= 2N, determine o valor da outra força para equilibrar o sistema. Para o sistema permanecer em equilíbrio as duas forças deverão ser iguais.

Fr=Fp
2N=2N

O uso de uma polia fixa não reduz o valor da força potente.

2- Um esquema com uma roldana fixa e uma móvel, com Fr=2N precisa ser equilibrado. Qual o valor da força necessária para equilibrar o sistema.

Fp=Fr/2
Fp=2/2
Fp=1N

A intensidade da força potente é igual à metade da intensidade da força resistente

3- Para determinado numero de roldanas, calcular a força potente e a vantagem mecânica sendo Fr=2N. n: numero de roldanas
Fp= Fr/
VM=

N° roldanas Moveis
Fr(N)
Fp(N)

VM
2
2N
0,5
4
3
2N
0,25
8
4
2N
0,125
16
5
2N
0,0625
32
6
2N
0,03125
64

Quanto maior o numero de polias moveis, menor será a força potente e maior a

Relacionados