Fffffffffffffffff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS BÁSICOS DA MICROELETRÔNICA
Habilidade: Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.
Competência: Identificar elementos básicos da microeletrônica para compreender o processamento de informação (processadores, microcomputadores etc.), redes de informática e sistemas de automação.
Introdução:
A microeletrônica éum ramo da eletrônica, voltado à integração de circuitos eletrônicos, promovendo uma miniaturização dos componentes em escala microscópica. A área engloba tanto os processos de físico-químicos de fabricação de circuitos integrados como o projeto do circuito em si. São considerados ramos desta área, igualmente, o desenvolvimento de software de apoio ao projeto de circuitos, modelagem de componentes,técnicas de teste, entre outras.
Os componentes utilizados na microeletrônica são construídos na escala de mícrons ou mesmo nanômetros, tornando-se parte do ramo de nanotecnologia. O conjunto de componentes usados para um mesmo projeto é tipicamente chamado de circuito integrado (CI), ou ainda, "chip". Alguns exemplos de circuitos integrados são memórias de computadores, processadores, modems econversores analógicos digitais.
Os circuitos integrados são produzidos em wafles, discos de silício, normalmente de 300mm de diâmetro, sobre os quais são fabricadas estruturas laminares, em um processo denominado fotolitografia. Tipicamente, diversos circuitos eletrônicos (idênticos ou não) são fabricados em um mesmo wafle por vez, de modo a ocupar toda a área disponível. Assim, um circuito émais caro pelo fato de usar uma maior área do wafle - e, consequentemente, tendo um menor número de circuitos por wafle - e não necessariamente devido ao número de componentes presentes.
Os circuitos integrados são nada mais nada menos do que vários componentes eletrônicos (resistores, diodos, transistores...) encapsulados em um chip pequeno, para circuitos específicos.
Existem vários tipos decircuito
Elementos da microeletrônica
Válvulas - o diodo
As válvulas de diodo, desde a sua invenção, passaram a ser amplamente empregadas em circuitos eletrônicos porque é possível, com elas, retificar uma corrente alternada. Em outras palavras, as válvulas de diodo transformam uma corrente alternada em corrente contínua.
Diodo
Semicondutores
É possível que você já tenha ouvido falar que asválvulas eletrônicas estão sendo substituídas por dispositivos muito menores, mais econômicos e mais duráveis, construídos com o auxílio de matérias semicondutores.
Uma determinada substância pode ser classificada como condutora ou isolante, dependendo de quão fortemente seus átomos seguram os elétrons. Um pedaço de cobre é um bom condutor, enquanto um de madeira um bom isolante. Certos materiaiscomo o germânio e o Silício, entretanto, não são bons condutores nem bons isolantes. Esses materiais caem no meio da faixa de resistividade elétrica, sendo condutores medíocres em sua forma cristalina pura e tornando-se excelentes quando apenas um átomo em 10 milhões é substituído por uma impureza, quando adiciona ou retira eletros da estrutura cristalina. Materiais que podem se comportar comoisolantes e algumas vezes como condutores são chamados de semicondutores. Camadas finas de materiais semicondutores empilhadas, juntas formam os transistores, usados para controlar o fluxo de corrente em circuitos, detectar e amplificar sinais de rádio e produzir oscilações elétricas em transmissores; atuam também como chaves digitais. Esses minúsculos sólidos foram os primeiros componentes elétricos emque materiais com características elétricas diferentes não foram conectados por fios, mas unidos fisicamente numa só estrutura. Eles requerem muito pouca potência e usados normalmente, duram longo tempo.
Transistor
Semicondutores tipos N e P
Adicionando-se uma pequena quantidade de arsênio a uma mostra de silício, obtém-se um condutor elétrico semelhante a um metal, isto é, a condução é...
tracking img