Ffffffffffffffff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída de modo a oferecer a resistência de um pilar de sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco. Assim, ela projeta a medula espinhal do sistema nervoso central que está alojado no seu interior, serve pivô para suporte e mobilidade da cabeça, permite movimentos entre as diversas partes dotronco e dá fixação a numerosos músculos. Sua principal função é suportar o peso da maior parte do corpo e transmiti-lo, através da articulação sacroilíaca para os ossos do quadril. Para cumprir essa função, a coluna apresenta certas características.
Estão constituídas de 33 peças esqueléticas, as vértebras colocadas umas sobre as outras no sentido longitudinal, de modo a formar um conjunto quese estende pela nuca, tórax, abdome e pele, donde reconhecermos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro coccígenas.
As vértebras sacrais são fundidas em peça única, o sacro alicerce da pelve, que se articula com os ossos do quadril. As vértebras coccígeas são rudimentares no homem e não têm a importância que lhes é conferida nas espécies caudadas. Porser um suporte de peso, a parte anterior das vértebras, corpo vertebral, aumenta de volume da porção cervical à lombar, uma vez que as vértebras inferiores têm sobrecarga de peso, quando comparadas com as vértebras superiores.
Apresenta, entre os corpos vertebrais, um disco intervertebral, fibrocartilaginoso, depressível, capaz de absorver os aumentos de pressão numa súbita sobrecarga da coluna econferir mobilidade entre vértebras adjacentes. Apresenta curvaturas no sentido ântero-posterior, indispensáveis para a manutenção do equilíbrio e da postura ereta. (1)

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana.
2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Curvatura da coluna
Antes do nascimento, a coluna vertebral acompanha a forma da parede na cavidade uterina, como faz o feto, de modo queestá fletida em curva suave e continua de concavidade anterior, denominada curvatura primária da coluna vertebral.
Entretanto, a extremidade superior desta curvatura retifica-se quando a criança se torna capaz de erguer a cabeça e depois, a manutenção ereta da cabeça e sua movimentação pela musculatura do pescoço, invertem a curvatura primária na região cervical, cuja concavidade passa a serposterior. O mesmo acorre na região lombar da coluna, em adaptação ás forças de carga e locomoção, desde que a criança começa a levantar-se e andar. Assim, também o segmento lombar da coluna do adulto é côncavo para trás.
Deste modo, duas curvaturas, a torácica e a sacral, mantêm a direção da curvatura primária de feto, e são ditas curvaturas primárias da coluna vertebral, enquanto que ascurvaturas cervical e lombar apresentam sentido inverso daquelas e são ditas curvaturas secundárias da coluna vertebral.
As convexidades cervical e lombar se continuam suavemente com a concavidade torácica, mas a passagem da curvatura lombar para a sacral é abrupta. A sequencia destas curvaturas é essencial para que a coluna possa suportar compressão no sentido longitudinal (axial) sem prejudicar apostura ereta. Entretanto, o exagero nestas curvaturas traduz uma situação patológica. Assim, o aumento ou irregularidade da curvatura torácica é denominado cifose, sendo lordose o exagero da curvatura lombar. Por outro lado, não há curvaturas laterais na coluna, mas elas podem ser criadas pelo desvio lateral de algumas vértebras, caracterizando a escoliose, causa de deformidade e desequilíbriolocomotor.

(2) http://www.sogab.com.br/anatomia/colunavertebraljonas.htm

Estrutura geral das vértebras
Embora seja possível descrever característica particular para as vértebras de cada uma das porções da coluna, todas elas possuam uma estrutura básica, comum. Assim cada vértebra está constituída por um anel ósseo que circunda um forame (forame vertebral), o qual pode ser considerado como um...
tracking img