Fffff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questao agraria no brasil

Desde os primórdios do Brasil prevaleceram no país os métodos da colonização portuguesa, baseados na concessão de enormes extensões de terra, as sesmarias, abeneficiários "de posses", ou seja, que dispusessem de capitais para investir na produção açucareira. A alta concentração fundiária, o sistema de latifúndio, que já marca, portanto, os começos da exploraçãoagrícola, atravessa praticamente intacto os vários ciclos da história brasileira. 

Ocupação da terra no Brasil (Colônia e Império)
- Divisão do Brasil em capitanias (Coroa portuguesa transferia paraparticulares a responsabilidade de ocupar e explorar determinadas áreas). O sistema já havia sido utilizado com sucesso na colonização de outros territórios sob domínio português, como as ilhas Madeira,Cabo Verde e Açores. 

 Brasil foi dividido em 15 grandes extensões de terra, distribuídas entre funcionários da corte e a pequena nobreza de Portugal. Os donatários (os que recebiam as capitanias)tinham o "senhorio" sobre as terras, sendo obrigados a povoar e desenvolver economicamente o território. 

 Donatários concedem sesmarias (porções de terras destinadas à produção) a terceiros. Osistema de sesmarias havia sido instituído em Portugal no século 14, em meio à grave crise socioeconômica da Baixa Idade Média. 

 Os sesmeiros tinham o prazo-limite de cinco anos para cultivar asterras, podendo perdê-las se não cumprissem a legislação. 

 Entre os séculos 16 e 18, as capitanias voltaram, pouco a pouco, para o domínio da Coroa portuguesa. 

 Em 1759, as capitaniashereditárias foram extintas e o Brasil passou a se dividir em capitanias reais, doadas a fidalgos e religiosos portugueses. 

 Até a Independência o território foi continuamente repartido entreparticulares. 

 Após 1822, o ritmo das ocupações permaneceu inalterado, com muitas terras ocupadas de forma ilegal, especialmente com a expansão das grandes fazendas produtoras de café. 

 No...
tracking img