Ffff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO: O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO

Goiânia, Abril de 2012.
ANNELISE
MURILO ROSA DE SOUSA
NATALIA
ZULMERIANE

RESUMO: O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO

Resumo apresentado à disciplina Língua Portuguesa I, ministrada pela professora Veronise na Pontifícia Universidade Católica deGoiás.

Goiânia, Abril de 2012.
O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO

Introdução:

A autora pretende compreender o ato de ler, sem realizar conceitos definitivos, mas apenas avaliar os aspectos básicos, como a própria vida humana.
O leitor não percebe o funcionamento do ato de ler, mas existem três níveis básicos de leitura que são: sensorial, emocional e racional, esses níveissempre estão inter-relacionados, mas um sempre aponta mais de acordo com a necessidade do texto.
A observação é um modo de leitura que é feito de acordo com cada indivíduo que observa, quando se questiona a trajetória de cada objeto, o respeito e admiração por ele também são formas de leitura, com sentidos, emoções e o intelecto.
A intenção do texto é mostrar que existem níveis básicos noprocesso de leitura e inúmeras maneiras de caracterizá-los.

Leitura Sensorial

O ato de ler aponta a visão, o tato, a audição, o olfato e o gosto como referenciais. A leitura sensorial se apresenta já nos primeiros anos de vida de uma criança, quando essa começa a perceber o mundo a sua volta e a se desenvolver conforme as necessidades impostas.
A leitura sensorial nos acompanha por toda a vida e éela quem nos leva a conhecer a nós mesmos, nossos gostos, o que nos dá prazer ou desagrada.
A leitura sensorial, não tem a necessidade de uma racionalização, ela apenas revela ao leitor que ele gosta ou não.
As sensações que são despertadas ao ter um livro em mãos são inúmeras porque o livro é um objeto que tem forma, cor, textura, volume, cheiro. Esse tipo de leitura desperta um prazersingular especialmente na criança, o livro pode atrair pelo formato, imagens coloridas e pela facilidade de manuseio, a criança passa a ver o livro como um objeto especial.
Já para os adultos um livro pode representar um objeto de grandeza de espírito, quem possui muitos livros e os expõe, transmite que tem refinamento de espírito, inteligência e cultura. A simples presença física de livros, indicasabedoria de quem o possui.
Com a era eletrônica, levantou-se a suspeita de que a escrita perderia seu valor, mas ao contrário disso, o que ocorreu foi maior valorização da escrita. Possivelmente por ser mais difícil, a escrita se tornou mais importante.
O escritor torna-se o transmissor da sabedoria, ciência e arte e o leitor somente recebe as informações passivamente, isso revela o poder dapalavra escrita.
A palavra escrita tem um enorme poder de inspirar, isso pode torna-la perigosa e até mesmo proibida. A igreja e o governo já chegaram a elaborar uma lista de livros proibidos por ameaçarem suas tradições.
Mas o objeto livro consegue despertar muitas sensações, e convence por si só não somente pelo que está escrito, é mais do que racionalizar, envolve os sentidos, o prazer que édespertado ao se ter um belo exemplar em mãos, desperta a alegria e a imaginação somente pelo contato. Mas, quando tudo isso deixa de importar, e passamos a dar mais valor no que está escrito e não onde, se o livro é bonito e nos atrai, mas simplesmente porque o que foi escrito desperta um prazer bem maior, entramos em outro nível de leitura, a emocional.

Leitura Racional

A leitura intelectualdesenvolvida por uma elite intelectualizada, ou seja, não faz parte do cotidiano da maior parte das pessoas. São integrantes desta elite os chamados intelectuais: pensadores, estetas, críticos e mesmo artistas.
A leitura intelectualizada, supostamente correta na visão dos seus adeptos, tende a seguir uma série de normas preestabelecidas na leitura de um texto, desconsiderando os sentimentos e a...
tracking img