FexpII 02

2633 palavras 11 páginas
1.RESUMO

Os aparelhos de medida reais que podemos usar num laboratório não são aparelhos de medida ideais que se vê em teoria, isso significa que em muitos casos precisamos levar em conta as propriedades do aparelho e sua interferência com o fenômeno que está sendo medido, tais como desvios causados pelo instrumento. É necessário conhecer o valor da resistência interna dos nossos principais aparelhos de medida, o voltímetro e o amperímetro e saber corrigir os desvios introduzido pelos instrumentos de medida. O objetivo desta experiência é justamente a determinação do valor da resistência interna do voltímetro e amperímetro.
Os valores encontrados para as resistências internas, foram tais que ao recalcular as medidas de tensão e corrente elétricas do sistema, levando em conta a influência exercida pelos aparelhos de medida, o valor teórico se aproximou muito do valor obtido empiricamente, o que tornou os resultados muito satisfatórios.

2.INTRODUÇÃO

Os instrumentos de medida sempre foram uma necessidade da ciência e com o passar do tempo, cada vez mais é maior o desafio tecnológico e as medidas devem apresentar resultados mais adequados para as atividades humanas.
Nesse experimento, serão apresentadas as imperfeições de dois aparelhos de medida: o voltímetro e o amperímetro.
O voltímetro é um medidor de tensão elétrica que funciona graças à conexão, em série, de um Galvanômetro com um resistor de valor elevado. Para ser utilizado, esse instrumento deve ser ligado em paralelo com a região a qual se deseja medir a diferença de potencial elétrico, entretanto grande parte dos erros relacionados com a medida da tensão ocorre devido à resistência interna do voltímetro, que deveria ser elevada, mas em determinados aparelhos essa resistência não possui valor muito maior que da região medida, interferindo no sistema e ocasionando um erro grande.
Já o amperímetro é um medidor de corrente elétrica que funciona devido à conexão, em paralelo, de um Galvanômetro com um

Relacionados