Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEUDALISMO
-A crise do século III foi a principal responsável pela evolução do feudalismo.
-Contribuições romanas: Benefício, Colonato, Patronato, Villae.
-Contribuições germânicas: comitatus-fidelidade e respeito pelo chefe militar, economia natural.
-disputas internas e externas pelo poder na Roma Ocidental gerou medo nas pessoas que foram procurar proteção nas villaes(campo),fragmentando o poder central.
-Reino Franco:
Dinastia Merovíngia (formou o Império Franco)- período de reis indolentes que transforam a figura do rei em algo meramente simbólico.
Carolíngios- consolidação dofeudalismo- Carlos Magno: dividiu o império em condados, as leis eram denominadas Capitulares. A coroação de um governante germânico como imperador dos romanos pelo chefe da Igreja simbolizava a fusãodos três elementos. O rei-guerreiro consolidou o processo de fusão entre o desejo romano de um império mundial, a realização intelectual greco-romana, a preocupação cristã com a salvação em outromundo e os costumes dos povos germânicos. Tudo isso ficou conhecido como Renascimento Carolíngio.
Após sua morte não foi possível manter a mesma estrutura, já que os habitantes dos distritosconsideravam o conde ou o senhor local como o governante, ignorando a figura do rei.
-Economia Feudal:
Autossuficiente do tipo natural
Não produzia excedentes
A terra era dividida em: manso senhorial(melhores terras), manso servil e terras comuns (onde estava incluída a floresta).
Corveia- o servo era obrigado a trabalhar nas terras do senhor uma determinada quantidade de dias, sem remuneração outarefa específica.
Banalidade- transferência de uma parte do produzido para o senhor, quando da utilização de algum equipamento do senhor feudal (forno, moinho, etc)
Essas medidas transferiam para osenhor feudal o excedente do servo.
-Sociedade feudal:
Estamental e hierarquizada- O nascimento definia o lugar do indivíduo
Não havia mobilidade social
A hierarquização adveio da prática do...
tracking img