Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Feudalismo.

O feudalismo surgiu por volta do século V, na alta idade media, com as invasões dos povos bárbaros (estrangeiros) que passaram a atacar e saquear as vilas e cidades romanas. Emvirtude destes ataques, boas partes dos moradores migraram para as regiões rurais, e passaram a buscar proteções junto a os senhores feudais. Que eram proprietários de grandes feudos (terras). O sistemafeudal ou feudalismo e tido como um modo de organização econômica, politica e social, predominante na idade média que se baseava nas relações servo-contratuais. Boa parte dos feudos ficava com o clero,já que a igreja católica detinha 1/3 das terras da Europa. A economia feudal se baseava na agricultura de subsistência.
Esses feudos eram divididos da seguinte maneira: campos aberto, era terrasde uso comum, onde os servos podia caçar retirar lenha, e soltar animais nos pastos. Já as reservas senhorias, eram terras exclusivas dos senhores feudais, e tudo que fosse produzido nelas pertencia aosenhor feudal. Já o manso servil eram as terras utilizadas pelos servos, dais quais tiravam seus sustentos e pagavam suas obrigações a os senhores feudais.
Os servos deviam algumas obrigações a ossenhores feudais pela utilização de suas terras, e de seus equipamentos, essas obrigações são as seguintes: banalidade era o pagamento que os servos faziam pela a utilização dos equipamentos dossenhores feudais, como por exemplo; moinhos, celeiros, e fornos. Já a talha os servos tinham a obrigação de entregar boa parte da produção agrícola ou pastoril ao senhor feudal. Outra obrigação era acorveia, que há obrigação que os servos tinham de trabalha alguns dias da semana gratuitamente nas reservas senhoria, além do tostão dizimo paga a igreja.
No feudalismo a sociedade era estática e compouca mobilidade social e hierarquizada. Para entender melhor essa divisão social iremos da um exemplo de uma pirâmide, no topo estava o clero, no meio a nobreza, e abaixo encontrasse os servos ou...
tracking img