Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEUDALISMO

Analisando as sociedades da Europa Ocidental, especialmente entre os séculos X e XIII, os historiadores observaram algumas características comuns entre eles. Para identificá-las e explicá-las, elaboraram conceitos como o de FEUDALISMO. Esse termo, entretanto, tem gerado muitos debates e recebido diferentes definições.
Neste texto, adotamos como referência o conceito elaboradopelo historiador francês Jacques Le Goff, especialista em História Medieval. Segundo ele, Feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política, no qual uma camada de guerreiros especializados – os senhores –, subordinados uns aos outros por hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa de camponeses – servos – que trabalha na terra e lhes fornece com que viver.CARACTERÍSTICAS GERAIS
Organização política, social e econômica

O processo de formação do Feudalismo, por abranger uma área muito extensa, não foi idêntico em todos os lugares da Europa Ocidental. No entanto, é possível identificar algumas características comuns ocorridas em várias regiões, que correspondem, atualmente, a França, Alemanha, Inglaterra e parte da Itália.
- enfraquecimento do poder real(ou central) e fortalecimento dos poderes dos senhores locais ou regionais (senhores feudais), que resultou na descentralização do poder;
- existência de vínculos pessoais de obediência e proteção entre os mais poderosos – relação de suserania e vassalagem – e os mais fracos – relação de servidão;
- declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento do poder rural;
- uso generalizadodo trabalho servil no campo.

1. PODER POLÍTICO
Durante o Feudalismo, com o enfraquecimento dos governos centralizados na Europa Ocidental, o poder político era controlado predominantemente pelos senhores feudais. Estes eram detentores de extensões de terras – os feudos – e governavam seus domínios exercendo autoridade administrativa (eram os governantes absolutos de suas terras), econômica(estabeleciam e cobravam tributos sobre a produção servil), judicial (criavam as leis, fiscalizavam seu cumprimento, comandavam os tribunais e estabeleciam sentenças e punições) e militar (possuíam um exército particular de guerreiros, que lhes eram leais e fiéis).

Suserania e vassalagem
Os vários núcleos de poder político – principados, ducados, condados, marcas, reinos – estavam ligadospor laços estabelecidos entre membros da nobreza a partir da concessão de feudos (normalmente, uma propriedade de terra, mas podia ser também um direito de pedágio sobre ponte ou estrada, rendimentos de um moinho ou de outra instalação, etc).
De modo geral, intitulava-se senhor ou suserano, o nobre que concedia feudos a outro nobre, denominado vassalo. Este, em troca, devia lealdade, fidelidade eprestação de serviços (principalmente militar) ao senhor.
- suserano: senhor feudal que doava feudo a um vassalo, como recompensa por serviços prestados;
- vassalo: “servidor” fiel, que recebia um feudo como recompensa pelos serviços prestados e por sua lealdade e fidelidade.
A transmissão do feudo era realizada em uma cerimônia solene, constituída de dois atos principais: a homenagem(juramento de fidelidade do vassalo) e a investidura (ato de transmissão do feudo ao vassalo).

A cerimônia de homenagem era revestida de um caráter quase sagrado, tanto assim que, nessa oportunidade, o vassalo jurava fidelidade com a mão sobre a Bíblia ou relíquias sagradas, indicando que, se violasse os vínculos estabelecidos, não só estaria cometendo um crime mas também um pecado. O primeirotexto, do medievalista francês Marc Bloch, especialista em estudos da sociedade feudal, revela a importância e o significado da cerimônia de homenagem, que garantia, em última instância, apoio armado ao senhor. Em contrapartida, o vassalo recebia um benefício, isto é, uma propriedade. Este poderia eventualmente também doar uma propriedade, tornando-se assim também um suserano e ampliando em ampla...
tracking img