Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR II

TRABALHO DE HISTÓRIA
Feudalismo

Por

Lucas Vinícius de Souza Ferreira

MANAUS – AM
2013
COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR II

TRABALHO DE HISTÓRIA
Feudalismo

Trabalho apresentado à disciplina de História, da prof.(a): Nome da Professora; para obtenção da nota do 1ºbimestre de 2013.

Por:
Lucas Vinícius de Souza Ferreira
Série: 7ºAno Nº25

MANAUS – AM
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

História do Feudalismo 5

Sociedade

Características Políticas

A Decadência do Feudalismo

Conclusão

Bibliografia

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em descreveras várias fases do Feudalismo, que em sua época vivia de ideias Teocentristas (Deus no centro do universo), um mundo fechado para o comércio e totalmente ruralizado, havia uma relação fiel entre vassalos e o suserano. Com sua sociedade hierarquizada (Piramidal – Clero, igreja; Nobreza,suserano,vassalo e cavaleiro; Povo,servos,camponeses e artesãos.), os cavaleiros tinham como dever proteger oFeudo e os servos eram a base da pirâmide e também presos a terra pois recebiam as terras do Suserano e não conseguiam pagar, devido ao caráter expropriador do sistema feudal, o servo não tinha estímulos a aumentar produção com inovações tecnológicas, ainda eram obrigados a pagar tributos como: corveia, dízimo, mão morta, resumidamente o servo trabalhava sua vida toda para cumprir os feitosassumidos com suserano. O apogeu do Feudalismo tinha como base um intricado sistema legal e contava com o apoio da Igreja Católica, a decadência do Feudalismo se deu devido ao crescimento do comércio, da indústria e de uma economia monetarizada, terminando com as Cruzadas.

História do Feudalismo
O feudalismo foi o sistema sócio-econômico dominante na Idade Média. É derivado de feudo: área de direitodo senhor sobre as pessoas, coisas e terras.
Periodização:
1. Séc. III - VIII - formação do Feudalismo, tem início com as primeiras invasões bárbaras;
2. Séc. VIII - XI - apogeu do Feudalismo;
3. Séc. XI - XV - decadência.
O feudalismo ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano e que se divide em pequenos reinos, porém esses reinos não foram capazes de solucionaros problemas de segurança das pessoas, e no século V a população começa a fazer um êxodo urbano, pois a população estava indefesa contra os ataques  dos Germanos procurando assim se esconder dos ‘‘bárbaros’’. 
A sociedade feudal era formada pela aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e pela massa de camponeses (servos e vilões não proprietários). 
O cleroocupa papel relevante na sociedade feudal. Os sacerdotes destacavam-se como servidores de Deus, detentores da cultura e administradores das grandes propriedades da Igreja, além de sua marcante ação assistencial aos desvalidos. A Igreja procurava legitimar o modo de agir da aristocracia, afirmando que Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem e que, portanto, uns deviam rezar pelasalvação de todos (o clero), outros deviam lutar para proteger o povo de Deus (a nobreza) e os outros deviam alimentar com seu trabalho, aqueles que oravam e guerreavam (os camponeses). 
O sistema feudal tem origem em instituições tanto do mundo romano quanto do germânico. A principal unidade econômica de produção era o feudo, que se dividia em três partes distintas: a propriedade privada dosenhor, chamada manso senhoril, no interior da qual se erigia um castelo fortificado, o manso servil, que correspondia à porção de terra arrendada aos camponeses em lotes denominados tenências, e ainda o manso comunal,constituído por terras coletivas, pastos e bosques, usados tanto pelo senhor quanto pelos trabalhadores camponeses presos à terra – os servos. Diante da crise econômica e das invasões...
tracking img