Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSAGENS DA ANTIGUIDADE PARA O FEUDALISMO
Autor: Perry Anderson

Resumo:
O conteúdo do texto envolve sistema econômica  , tradições e social no período medieval (conhecido como período negro).O livro tem uma influencia historiográfica marxista visando o modo de produção , economia, política e crises atribuídas a estes fatos.
Com estas informações Perry Anderson consegui colher grandesinformações da antiguidade e feudalismo e através  destes historiadores construiu uma síntese da idade antiga á medievalidade.
A obra aborda a transição da antiguidade clássica e começa retratando omodo de produção escravo o mundo grego-romano, invasões bárbaras  as conseqüências para o sistema até a idade antiga.
Começa com estes temas :  modo de produção escravo, a Grécia , o mundo helênico,Roma , o cenário germânico  , invasões .
Também enfoca o mundo grego  e explorador , as cidades , desenvolvimento da ciência ,manufatura  e comércio  na Grécia  que se baseava na economia agráriae viviam do  trabalho escravo e não tinham negociantes e mercadores .
 O escravo no mundo grego era considerado um instrumento vocal , capaz  de falar  , mas era acima do gado e não tinha direitosocial . o trabalho do escravo que sustentou as realizações do mundo grego – romano e o escravo trazia conforto na classe urbana , riqueza e unia campo a cidade .
Esta  época  as manufaturas tinhamlimitações , as técnicas eram simples e havia pequena demanda  e a procura era limitada , o território era grande  e havia dificuldades de transporte  e consumidores e produtores  ficavam próximos .
Acomercialização  era restrita as faixas litorâneas   ; o escravismo possibilitou  o afloramento da cultura grego - romana .
No período helênico o modo  de produção  escravista era dominante  mesmohavendo camponeses livres , rendeiros , artesões urbanos .

(Não é de minha autoria - Só está aqui pois tinha que doar um ‘trabalho’ para fazer a inscrição, e não tinha nada salvo além disso!)...
tracking img