Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Feudalismo ?

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média que estava sofrendo uma série de transformações que possibilitaram o surgimento de novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundofeudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras (germânicas) no século IV.

Suas características são:

- Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais)
- Economia baseada na agricultura de subsistência
- Trabalho servil e economia amonetária
- Comércio realizado através da troca

Sociedade Feudal

A sociedade feudalera estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada.

O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. Os clérigos eram divididos entre alto e baixo clero.
O primeiro era composto por:
Bispos, abades e cônegos que influenciavam fortemente as decisões políticas dos reis esenhores feudais.
O baixo clero era composto por:
Padres e monges que cuidavam diretamente da vivência religiosa das populações feudais ou viviam enclausurados em mosteiros.

A nobreza (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) arrecadava impostos dos camponeses. Os nobres eram representados pela figura do senhor feudais. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridadedentro de suas posses. Devido o direito do primogênito, muitos dos filhos dos senhores feudais acabavam ocupando outras funções. Boa parte deles formava a classe dos cavaleiros, designados para garantir a proteção militar do feudo. Em outros casos, um nobre poderia se ocupar da administração das terras de um feudo ou voltava-se para a vida religiosa, ocupando algum tipo de cargo clerical. Esse tipo deprática viria a mesclar as origens das ordens clericais e nobiliárquicas.
Em alguns casos um nobre detentor de um extenso número de terras poderia conceder parte delas para outro nobre. Na chamada cerimônia de homenagem o nobre proprietário de terras (susserano) concedia parte de suas terras ou algum tipo de privilégio econômico a outro nobre (vassalo). Em troca, o vassalo prometia oferecerauxílio militar para a proteção das propriedades pertencentes ao seu senhor. O chamado contrato feudo-vassálico acontecia apenas entre indivíduos pertencentes à nobreza.

Os servos (camponeses e pequenos artesãos) eram a terceira camada da sociedade destinada a trabalharem nas terras cultiváveis do feudo, sofriam intensa exploração.
Os servos deviam pagar altas taxas e tributos aos senhores feudais.Relações de Trabalho

Era para legitimar as obrigações servis.
Corvéia: trabalhos gratuitos e obrigatórios realizados pelos servos durante alguns dias na semana nas terras do manso senhoril;
Talha: taxa paga pelo servo ao senhor feudal que consistia em metade da produção obtida no manso servil;
Banalidade: taxa paga pelo servo pelo uso de determinadas localidades do feudo;
Capitação:taxa que o servo pagava ao senhor feudal por cada membro de sua família dentro do feudo;
Dízimo: taxa paga à Igreja Católica pelo fato do servo respeitar a Igreja e ainda “comprar um terreno no céu”;
Taxa de casamento: era paga pelo servo ao senhor feudal, quando aquele fosse se casar com uma mulher pertencente a outro feudo;
Taxa de nascimento: taxa paga pelo servo, quando o seu filho nasce;Taxa de justiça: é a taxa que o servo pagava ao senhor feudal para que se fizesse justiça dentro do feudo;
Taxa da mão-morta: taxa que o servo pagava ao senhor feudal para ocupar heranças.
Censo: tributo que os vilões (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza;
Taxa de Justiça: os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.
Havia outras...
tracking img