Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL
A sociedade
A sociedade feudal era composta por duas classes sociais básicas: senhores e servos. A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, sendo portanto quea condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nasce servo será sempre servo. O senhor era o proprietário dos meios de produção, enquanto os servos representavam a grandemassa de camponeses que produziam a riqueza social.
Senhores: era a classe formada pelos senhores feudais, que eram os proprietários do feudo. Tinha poder sobre os servos, além de grande influênciapolítica local.
Servos: são os trabalhadores do feudo que ficavam presos às suas terras recebendo proteção dos senhores e direito de utilização de terras férteis. Eram totalmente dependentes dossenhores feudais.
O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, de formação social, moral e ideológica. No entanto esse papel do clero édefinido pela hierarquia da Igreja,ou seja,pelo alto clero.Formado por membros da nobreza feudal.

O modo de produção feudal

O modo de produção feudal pode ser definido em alguns pontos são eles:- A estrutura política do feudalismo é descentralizada - cada feudo se aproxima de um míni-país. Tendo suas próprias leis, tributos, até mesmo idioma e moeda.
- Verticalização das relações sociais.Ofeudalismo era caracterizado pela forte estratificação social, a sociedade era imóvel socialmente a as classes se relacionam de maneira desigual, "de cima para baixo". Entre nobres, caracterizava-sepelo regime de Vassalagem (horizontal); entre senhores e camponeses, pela servidão (vertical).
A "mão-de-obra" feudal se caracteriza pela semi-escravidão ou servidão - os servos não chegam a serescravo, porque uma das principais características da escravidão (que é o escravo sendo propriedade do seu senhor) não ocorria com aqueles.
- O comércio não era predominante, mas sim uma atividade...
tracking img