Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 : O FEUDALISMO

Panorama 1 - O Feudalismo na Europa

Quase todos conhecem histórias de cavaleiros e princesas. Da mesma forma, muitos também assistiram filmes com castelos, florestas encantadas, magias e lutas entre cavaleiros.
Geralmente, todos estes acontecimentos estão relacionados ao período denominado “Idade Média”. Nesta época que durouaproximadamente mil anos as pessoas moravam em áreas de terras fechadas e auto-suficientes que recebiam o nome de feudo. Muitos dos habitantes do feudo eram servos de um proprietário conhecido com senhor feudal e viviam conforme a vontade e os caprichos deste.
Muitos historiadores acabaram chamando esses mil anos de “Idade das Trevas”. Eles acreditavam que os mistérios religiosos do mundo medievaltinham sufocado as idéias e valores desenvolvidos por gregos e romanos. Porém, durante esses mil anos a sociedade européia construiu grande parte de seus valores.

Panorama 2 – A “Idade Média”

A expressão “Idade Média” foi utilizada inicialmente para dizer que, entre o Império Romano e a Idade Moderna, houve um período que ficou no meio dos dois. Nos séculos IV e VI, diversos povos bárbarosconquistaram a Europa Ocidental e chegaram até a capital do Império Romano em 476, tirando do poder o Imperador Rômulo Augusto. Este fato assinala a queda do Império Romano do Ocidente e marca o final da Idade Antiga e início da Idade Moderna (ver figura 1 – “Linha do Tempo”).
Desta forma, a Europa ficou dividida entre vários reinos de origem bárbara. No interior destes reinos independentes iriase formar a sociedade feudal, com base nos valores e costumes dos romanos e povos germânicos ou bárbaros. As principais características deste novo modelo social eram o modo de vida rural, o poder dividido entre várias pessoas e a forte religiosidade existente.

Panorama 3 – O Feudo

A palavra feudo é de origem germânica e seu significado está associado ao direito que alguém possui sobreum bem, geralmente sobre a terra.
O feudo, no sentido de terra, não era uma propriedade como conhecemos nos dias de hoje. Tudo o que se relacionasse com o feudo acabou por ser chamado Feudalismo, o qual foi um conjunto de características econômicas, culturais, artísticas, religiosas, entre outras, ligadas ao feudo.
O texto a seguir vai explicar o que é o feudo, onde tomou este nomee quais as suas características.

O Feudo (Século XIII)

Feudo é o beneficio dado pelo senhor a algum homem porque se tornou seu vassalo e lhe fez homenagem de ser leal (...). São duas as formas de feudo: uma é a outorga, uma vila, um castelo ou outra coisa que se constitua um bem ou raiz e este feudo não pode ser tomado do vassalo a não ser se falecer o senhor com o qual tratouou se fizer um erro pelo qual deva perder (...). Outra maneira é o chamado feudo de câmara; este se faz quando o rei doa maravedis (moeda castelhana), e este feudo pode o rei cancelar quando quiser.

(História da Idade Média: Textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 200, p. 97-98)

Panorama 4 – As partes do feudo

Por volta dos séculos IX e X, osfeudos estavam divididos em três partes principais (ver figura 2):

➢ Manso senhorial: eram as terras pertencentes ao senhor feudal. Geralmente eram as áreas mais férteis do feudo.Representava cerca de 30% da extensão total do domínio.
➢ Manso servil: eram os lotes que os sevos possuíam. Parte da produção dessa área era entregue ao senhor e o restante garantia a subsistência do servo ede sua família.
➢ Terras comunais: eram constituídas por florestas e pastos. Essa área era utilizada pelos servos e senhores para pastagem de animais, coletas de frutos, extração de madeira e caça (somente para os nobres).

(

Panorama 5 –A economia agrária e o sistema de três campos (Rotação do plantio)

Sabemos que no feudalismo a...
tracking img