Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL
(Feudalismo)

A sociedade feudal teve contribuições germanas e romanas em sua formação.

Elementos Romanos

Descentralização administrativa: na decadência doImpério os quadros de poder transferiram-se das cidades em decadência para as villas (unidades agrárias autônomas).
Colonato: a decadência do escravismo provocou o surgimento de uma nova forma detrabalho na qual o pagamento era feito em espécie e trabalhava-se pelo uso da terra a qual se cultiva, esse sistema será a base da servidão.

Elementos Germanos

Economia agropastoril desubsistência
Benefício: costume do chefe guerreiro germano de dividir as terras conquistadas com seus soldados.

Comitatus: São os elos de fidelidade que unem o chefe guerreiro e seus soldados.O FEUDO

Tratava-se de uma delimitação territorial na qual o senhor exercia seus poderes. Era a principal unidade produtiva medieval e tinha caráter auto-suficiente. Em geral os feudosdividiam-se em:

• Terras do senhor: eram as melhores terras onde ficava o castelo que reunia um conjunto de armazéns, oficinas, morada do senhor e estábulos.
• Manso servil: local habitado e cultivadopelos servos.
• Terras comuns: em geral era uma área de floresta ou pântano destinados a caçadas e coleta de lenha, sementes comestíveis, raízes, frutas, ervas e mel.

AS TRÊS ORDENS DASOCIEDADE FEUDAL

No ano de 998 o Bispo Adalberto de Laon assim descreveu a sociedade feudal: “A Cidade de Deus, que se crê única, está dividida em três ordens: uns rezam, outros guerreiam e outrostrabalham. As três ordens vivem juntas e não suportariam ser separadas. Os trabalhos de cada uma delas permitem o serviço das outras duas. Cada uma, alternadamente, presta seu apoio aos outros”. Essetexto de um representante da Igreja deixa clara a hierarquia social medieval que se subdividia em: nobreza, clero e servos.

Clero: Era o grupo social mais influente na sociedade feudal, pois...
tracking img