feudalismo

Páginas: 52 (12947 palavras) Publicado: 26 de março de 2014


Prof°. Augusto Trindade
IDADE ANTIGA
CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS I
GRÉCIA ANTIGA



























O que é estudar? O ato de estudar
(Material adaptado por Marilene Feijão (Pedagoga) e Ana Cristina Pinheiro (Psicóloga)
Tinha chovido muito toda à noite. Havia enormes poças de água nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra de tãomolhada, tinha virado lama. Às vezes, mas do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando em uma camioneta cestos cheios de cacau para o sítio onde deveriam secar.Em certa altura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Pararam. Desceram da camioneta, olharam o atoleiro que era umproblema para eles, atravessaram os dois metros de lama defendidos, por suas botas cano longo, sentiram a espessura do lamaçal, pensaram, discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e galhos secos, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camioneta passassem se atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinham a resolvere, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas na escola. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.
Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos, caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento o no lugar de nosso trabalho, como nocaso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Em qualquer caso o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.
Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade, se desistimos da leituraquando encontramos a primeira dificuldade. O que seria da produção de cacau naquela fazenda se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insista em compreendê-lo. Trabalhe com ele, como fizeram os personagens da nossa história.
Estudar exige Disciplina. Estudar não é fácil porque exige criar e recriar, enão repetir o que os outros dizem.
Estudar é um dever revolucionário!
(Adap. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo, Cortez, 1989.)
Como estudar melhor!
- Ler deitado não dá. De costas pode levar ao sono. De bruços força a coluna vertebral, o abdômen, os músculos dos braços e do pescoço. Corpo e mente funcionam melhor se você estudasentado.
- Aprendizagem e atividades: Mude de postura durante o período de estudo. Por exemplo: levante-se e leia em voz alta; se dispuser de uma lousa, reproduza a matéria como se estivesse dando aula. Faça desenhos, diagramas e esboços do assunto. A visualização facilita a compreensão e a fixação das apostilas e dos livros.
- De acordo com a ambiente o cérebro se prepara para determinada atividade.Por isso é melhor sempre estudar no mesmo local, arejado e com boa iluminação.
- Um mínimo de arrumação do material sobre a mesa evita que você interrompa a concentração para procurar alguma coisa. Deixe lápis, borracha, caneta, cadernos, papéis e livros bem à mão.
- Nada de deixar tudo para última hora e varar a noite lendo. O cérebro se cansa, É preciso fazer um intervalo depois de 50 minutosde concentração. Médicos e especialistas recomendam que, nessa pausa, o estudante faça alguma coisa com as mãos, como preparar o próprio suco, para dar uma folga a atividade mental.
- Não seja um devorador compulsivo de livros e apostilas. Habitue-se a refletir, questionar, debater e duvidar. Lembre-se de que os atuais vestibulares baseiam-se na interação de conhecimento das diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feudalismo
  • O feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • feudalismo
  • feudalismo
  • Feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!