Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





Nome: Vitória Barbosa
Nº: 1321
Turma: 104
Professora: Ana Paula


Feudalismo
O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Em síntese, foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis).
Predominou como forma de produção na Europa na Idade Média. Pode ser entendido em doisperíodos: A Alta Idade Média que marca sua formação e apogeu. Já a Baixa Idade Média marca seu declínio.

Características:
As características gerais do feudalismo eram: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 
- Política:
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem davaum lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. 
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dossenhores feudais, donos dos feudos que eram grandes lotes de terras.
- Economia:
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias-escambo- eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica e unidade de produção deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.Sendo quea produção era de subsistência O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura. 
- Sociedade:
A sociedade feudal era estamental (com pouca mobilidade social) e hierarquizada.Era uma sociedade de ordens. A nobreza feudal (senhores feudais,cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Em resumo,
O Clero rezava;
A nobreza guerreava;O servos trabalhavam e eram base de toda a estrutura de produção;

- Cultura
Para melhor compreensão da cultura desse período, irei explanar um pouco sobre a religião na sociedade feudal.
-Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igrejatambém tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia daí a nomenclatura monges copistas.
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência daIgreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião. Na época do feudalismo o escolasticismo ou escolástica foi amplamente utilizado. O termo escolástica designa o método de pensamentocrítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500.A escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs , de modo a conciliar a fé cristã com o pensamento racional, especialmente o da filosofia grega . Colocava uma forte ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições.

Origem do Feudalismo
  A origem do feudalismo remonta à crise...
tracking img