Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Feudalismo
Podemos caracterizar o feudalismo como um tipo de organização social, politica e econômica. O nome vem de “feudo”, que corresponde a uma propriedade rural ou a uma unidade de produção autossuficiente. Seu apogeu na região do antigo Império Carolíngio, atual território da Europa, deu-se nos séculos X e XI.
Contudo, o surgimento do feudalismo remonta a crise do escravismo romano,quando ocorreu uma ruralização em detrimento da vida urbana. Em seguida, vieram as constantes invasões germânicas, e as antigas vilas romanas se converteram cada vez mais em unidades autossuficientes, criando assim, um tipo de vida bastante fechado em torno do latifúndio. Os antigos meeiros, impossibilitados de se defenderem militarmente, passaram a entregar o controle de suas vidas aos donos dasterras nas quais viviam, tornando-se, assim, servos de seus senhores.
O habito de Carlos Magno (tornou-se, após a morte de seu pai e de seu irmão, o único rei de um território do qual faziam parte à França e um pedaço da Alemanha) de distribuir as terras conquistadas para os seus militares de confiança também ajudou na descentralização administrativa. O enfraquecimento do Império Carolíngio mais oumenos na mesma época em que outros povos invadiram a região: os normandos, ao norte, e os magiares, a leste. Não nos esqueçamos dos árabes-mulçumanos, que controlavam o mar Mediterrâneo. Dessa forma, a região da atual Europa ficou isolada do resto do mundo, o que acentuou o caráter de autossuficiência dos feudos.
Podemos perceber que no feudalismo há uma fusão dos costumes romanos e doscostumes germanos. E não poderia ser diferente, se levarmos em conta que a mistura da cultura romana com a germânica foi inevitável a partir do século V.

O feudo
Em geral, um feudo, que era uma grande propriedade rural, tinha o castelo (residência do senhor feudal, sua família e empregados), a aldeia (onde moravam os servos), a igreja, a casa paroquial, os celeiros, os fornos, os açudes, aspastagens comuns e o mercado.
As terras eram divididas em manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras aráveis dividiam-se em três faixas: uma para o plantio da primavera, ou para o plantio do outono e outra que ficava em repouso. A cada ano, invertia-se a utilização de faixas de forma que sempre uma estivesse em descanso. Esse sistema de plantação é conhecido como “sistema de três campos”.A sociedade e a economia feudais
A sociedade feudal possuía uma rígida divisão entre os grandes proprietários de terras e os despossuídos desse bem. O primeiro grupo era composto pelos nobres, conhecidos também como senhores feudais, e o segundo pelos servos da gleba. Os servos eram os responsáveis por todo trabalho braçal, desde a agricultura até o trabalho artesanal. Viviam presos à terra doseu senhor e não podiam abandona-la; em troca, recebiam proteção e não podiam ser vendidos como escravos. Pagavam pesadas obrigações, sendo as principais:
Corveia – constituía no trabalho obrigatório do servo nas terras do senhor, durante alguns dias da semana.
Talha – era o pagamento feito pelo servo, correspondente a uma parte da produção obtida no manso civil.
Banalidades – eram ospagamentos feitos pelo servo pelo uso do forno, do moinho ou de qualquer outra dependência pertencente ao senhor feudal.
Mão-morta – quando um servo morria, seus herdeiros pagavam uma taxa para o senhor feudal a fim de continuar na terra e assumir o lugar do pai.
Tostão de Pedro – relativo ao dízimo pago pelo servo à Igreja.

A posição social a ser ocupada por um indivíduo era determinada pelo seunascimento. Dessa maneira, o filho de um nobre era sempre um nobre, enquanto um filho de um servo seria sempre um servo. Isso demonstra que a sociedade feudal era estamental, ou seja, um indivíduo que permanecesse a um determinado grupo dificilmente passaria a pertencer a outro. Quase não havia mobilidade social.
A divisão mais conhecida e aceita da sociedade feudal era: aqueles que guerreavam (os...
tracking img