feudalismo acensão e queda

411 palavras 2 páginas
Acenção e queda do sistema feudal
O feudalismo teve inicio no periodo das invasões barbaras,que predominou durantea alta idade Média se caractriza pelas relaçoes de vassalagem e de autoridade e posse de terras essa nova estrutura sócio-economicas que era basicamentede subsistência,produçao predominantemente agricola para sustento próprio faz com que quase nao houvesse atividade comercial.
Os feudos eram divididos em três areas : o domínio, exclusivamente do senhor feudal e trabalhada pelo servo; a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, que destinado aos servos era dividido em áreas denominadas “glebas” de onde metade de toda produção deveria ser destinada ao senhor feudal, os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro.
Com uma estrutura social estática e hierarquizada podemos identificar a vassalagem e a suserania como as principais relações da sociedade feudal. O senhor feudal ou suserano era quem tinha a posse das terras e as cedia aos vassalos que deveriam trabalhar nelas para sustento próprio e, no que chamavam de corvéia, o trabalho gratuito para o senhor feudal durante três dias por semana.
A sociedade era basicamente composta por duas camadas principais: os senhores e os servos. Entretanto, a relação de suserania é mais complexa uma vez que as terras eram cedidas não aos camponeses, mas a outros senhores ou cavaleiros que assumiam um compromisso de fidelidade com o suserano. Este cedia terras em troca de mais poder e um aumento no contingente de seu exército. O que, na prática, não significava que ele possuía poder sobre os outros feudos uma vez que o poder era descentralizado.
A Igreja nesse período assume a posição de único poder centralizado. Aliás, a que se considerar a enorme importância da Igreja na sociedade feudal uma vez que naquela época toda a

Relacionados

  • Acensão e Queda do Feudalismo
    498 palavras | 2 páginas
  • Gregos
    4062 palavras | 17 páginas