FEUC MERCADO DE TRABALHO SISTEMA TAYLOR MAURO LOPES

711 palavras 3 páginas
1. Indicar a experiência de Taylor na metalúrgica e sua atuação junto aos trabalhadores e trabalhadoras.
R: Taylor começou a observar que a “queima” do tempo não era apenas em função dos trabalhadores realizarem as tarefas quanto ás operações técnicas, mais, os operários desenvolviam macetes como forma de controlar o tempo e que deste modo protegiam seus conhecimento e seus salários, já que o emprego de maquinaria, pouco a pouco, tornava cada vez mais escassa a necessidade da mão-de-obra humana na produção.
Taylor em suas convicções tinha a certeza, que se os trabalhadores se dedicassem mais, maior seria a produtividade e automaticamente mais alto os lucros empresariais, por conseguinte os investimentos e as chances de gerar melhores empregos e renda.

2. O que Taylor concluiu em relação á proteção do tempo de trabalho e o propôs a gerência? (O grupo deve expressar sua opinião a respeito também).
R: Taylor observou que se a tarefa fosse subdividida cada funcionário a cumprisse com gestos mais simples de forma a economizar o tempo e cada etapa fosse cronometrada e calculada ao final da produção, saberia quantas peças cada funcionário produziria por dia evitando o desperdício de tempo sem forças demais para o empregado não adoecer e tirar licença e nem pouco que fizesse perder tempo de sob trabalho não pago.
Opinião do Grupo: Para os empresários isso foi ótimo, pois aumentou em muito a produção de suas empresas, até porque, alguns funcionários só produzem bem sob pressão; Porém, o trabalho para os funcionários, ficou muito mais pesado e estafante, pois lhe foi tirado até mesmo um pequeno período de descontração, resultando assim, em stress e doenças tais comuns nos dias atuais.

3. Descreva o contexto histórico de elaboração do Sistema Taylor.
R: Fim do século XIX e início do século XX, Taylor elaborou seu sistema baseado n o desempenho dos trabalhadores da fábrica, que para dar maior produção, acumulavam sem nenhum controle tarefas que impossibilitavam seu

Relacionados