Fetos com anencefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anencefalia é a malformação do tubo neural, que nada mais é que a ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, ou seja, defeito no fechamento do tuboneural nas primeiras semanas da formação embrionária.
Fetos com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta embora não se possa estabelecer com precisão otempo de vida que terão fora do útero.
O risco de incidência aumenta 5% a cada gravides subsequente, inclusive, mães diabéticas tem seis vezes maisprobabilidade de gerar um filho com este problema.
.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a meses atrás que é a favor do aborto de fetos comanencefalia, que erroneamente são denominados mortos cerebrais.
Após dois dias de discussões oito ministros foram a favor do aborto e apenas dois foram contra.
Osargumentos utilizados pelos ministros que foram a favor foram que o feto anencefálico basicamente nasce para morrer, de que seria traumatizante não só para agestante, mas para os familiares e amigos também, argumentaram também que o legislador de 1940 não sabia que futuramente se descobriria este tipo de doença ainda nagestação quando decidiu que o aborto seria crime.
Os que votaram contra deram a defesa falando que o feto com ou sem anencefalia está vivo e que mata-lo seriaum crime tipificado como aborto.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou que o aborto de anencefálicos é “descartar serhumano”.
O Conselho Federal de Medicina apoiou a decisão do STF, ressaltando que não é uma obrigação da mulher e sim um direito que ela deve quer, caso queira.
tracking img