Fetichismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA


ALUNOS: Carlos Eduardo, Marcelo, Júlio 3º período de Psicologia Unileste



TEMA: O Fetichismo segundo a Psicanálise Freudiana.


PROBLEMA: Qual oconceito da Psicanálise Freudiana sobre o fetichismo?


OBJETIVO GERAL

▪ Conhecer o conceito de fetichismo segundo a ótica da Psicanálise Freudiana.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

▪Descrever historicamente o fetichismo segundo a Psicanálise Freudiana.
▪ Descrever conceitualmente o fetichismo segundo a Psicanálise Freudiana.
▪ Estabelecer a diferença entre fetichismonormal e patológico o fetichismo segundo a Psicanálise Freudiana.

INTRODUÇÃO

O comportamento sexual do ser humano é algo que sempre despertou muita curiosidade tanto das pessoas leigas como degrandes estudiosos da área. Ao longo dos séculos vários aspectos do comportamento sexual humano foram estudos minuciosamente. Um desses aspectos foi o fetichismo. Um dos grandes estudiosos dessa assuntofoi Freud, o pai da Psicanálise.
Freud utilizou primeiramente o termo fetichismo para explicar sua teoria de que a sexualidade humana é infantil, mas depois atualizou esse termo (Fetichismo, 1927)para indicar uma perversão sexual em que uma parte do corpo ou objeto pode ser tomada como um substituto do falo (pênis) que falta a mulher.
Mas por que Freud utilizou o termo fetichismo? O termofétiche vem do francês e nos remete a idéia de “feitiço”, sortilégio. Um fetiche é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. O temo fetichismo foimuito bem escolhido por Freud, afinal os fetichistas ficam “enfeitiçados” pelos objetos que os excitam.
Segundo Freud (1910) “ o fetiche é um substituto do pênis da mulher (da mãe) em que o menininhooutrora acreditou e que – por razões que nos são familiares – não deseja abandonar. O que sucedeu, portanto, foi que o menino se recusou a tomar conhecimento do fato de ter percebido que a mulher...
tracking img