festival da quit5anda

501 palavras 3 páginas
O Festival da Quitanda foi criado com o intuito de resgatar e divulgar as quitandas caseiras tradicionais. Ele reúne as melhores quitandeiras, as padarias e as empresas de laticínios da região. São premiados os produtos mais deliciosos e a melhor mesa dos comerciantes especializados. As quitandeiras concorrem à premiação da quitanda mais saborosa e ao Prêmio Quitanda, que é oferecido para a quitanda mais tradicional. Durante todo o evento são realizados oficinas culinárias com direito ao forno e lenha. Há também apresentação de shows musicais, serestas e exposição de barraquinhas com quitudes típicos de Minas Gerais.

Congonhas (ex-Congonhas do Campo) tem origem do seu topônimo em um arbusto (chá), muito abundante na região. Não se conhece outro nome dado ao município, mas, diz a história, que
Congonhas do Campo era uma área de terras localizada na região das Congonhas e limitava com o
Campo Alegre dos Carijós, aldeamento indígena situado na vila de Queluz

O início do povoamento da cidade ocorreu por volta de 1700, quando portugueses se instalaram na antiga Vila Real de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete, e passaram a buscar, em volta do rio Maranhão, outras localidades prósperas para a exploração do ouro.
A escolha do nome Congonhas se deve a abundância em seus campos da planta conhecida como Congõi. Em 1948, ocorreu uma simplificação do nome que então se chamava Congonhas do Campo sendo reduzida para Congonhas.
Em agosto de 2003, foi realizado um plebiscito na cidade para averiguar o desejo dos moradores para retornar às origens com o nome de Congonhas do Campo, denominação essa mais popular em outras regiões do Brasil, mas 85% dos eleitores votaram para manter o nome atual de Congonhas.
A congonha é uma erva medicinal encontrada em toda a região próxima à cidade de Congonhas. Do tupi Congõi significa o que sustenta, o que alimenta.
O chá das folhas de congonha tem propriedades anti-inflamatória, diurética e calmante.
Segue uma receita do

Relacionados