Festas Mominas

1498 palavras 6 páginas
Festas Mominas
As festas mominas teve início no Brasil com o Entrudo, nome que vem do latim introitos e quer dizer “introdução”, em sua reminiscência, traz as antigas práticas pagãs romanas. Alvo de proibições desde os tempos coloniais, devido ao seu espírito perturbador da ordem. O entrudo era uma série de jogos e brincadeiras populares, introduzidas no Brasil pelos portugueses no século XVI.
No século XVIII, os Entrudos passaram a ser um pouco mais organizados e podiam ser divididos em dois tipos: Entrudo Familiar e Entrudo Popular. O Entrudo Familiar eram brincadeiras e jogos mais moderados com objetivo de entretenimento social. Ocorriam geralmente nas casas de famílias ricas dos centros urbanos. Numas das mais populares brincadeiras, os moços da época faziam uma espécie de guerra com limões. O jogo não era violento e não tinha por objetivo machucar, mas apenas estabelecer laços de amizade. Já o Entrudo Popular ocorriam nas ruas das cidades, principalmente nos bairros mais populares. Ocorriam guerras de ovos, água suja, urina, frutas podres, etc. Tinham um caráter agressivo e desrespeitoso.
A partir dos anos de 1830 foram deflagradas várias proibições, afim de acabar com o Entrudo, considerada grosseira e violenta. Embora não se ouça mais falar em Entrudo, em muitas regiões do Brasil ainda são comuns, na época das festas mominas, como por exemplo o que acontece na cidade de Arraias, estado do Tocantins. No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse.
Enquanto os Entrudos eram reprimidos a elite empolgada pelo sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa dava início em meados do século XIX aos bailes de carnaval, que eram feitos em clubes e teatros. Os bailes eram animados principalmente pelo ritmo da polca.
Nesse mesmo contexto surgia a primeira Grande Sociedade Carnavalesca, um clube de entretenimento fundado por pessoas da alta sociedade brasileira, que saiam em cortejo nas ruas com

Relacionados

  • PROJETO CULTURAL
    1587 palavras | 7 páginas
  • danças populares
    9318 palavras | 38 páginas
  • Apostila de história do ceará
    18587 palavras | 75 páginas