Festa junina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi proposto nas disciplinas de Organização Didáticas da Educação Infantil e Currículo e Áreas na Educação Infantil um trabalho prático denominado “Projeto na escola”, tendo como colaboradores para sua execução a coordenação, professor e alunos. Foi escolhido o tema “Festa Junina”, procuramos trabalhar dentro desta temática com conteúdos motivadores, que despertassem interesse nas crianças,participação e interação de todas.
A escolha deste tema “Festa Junina” foi a critério da coordenação e professora da sala de aula onde foi aplicado o projeto, devido à necessidade de se iniciar os trabalhos sobre festa junina naquele bimestre, este tema é geralmente trabalhado todos os anos na escola na época de maio e junho.
Consideramos importante identificar as dificuldades relacionas ao temapara que pudéssemos melhorar o ensino aprendizagem das crianças, com suas especificidades, associando ao ensino artes, música e movimento, sociedade e natureza, levando em consideração que as crianças da educação infantil são pequenas, e a festa junina é uma festa rica em cultura podendo tornar a aprendizagem significativa para a criança, pois é uma festa presente em nossa cultura. O presenteprojeto é de grande relevância, pois poderá ajudar os alunos a identificarem elementos importantes, como a cultura, o conhecimento do caipira e aprender deste cedo a não estereotipar sua figura, aprender o perigo de soltar balões e deste cedo ter contato com a arte “Obra Grande Fachada Festiva de Alfredo Volpi”.
De acordo com os textos estudados na disciplina de Organização Didáticas da EducaçãoInfantil a discussão é entorno da educação de qualidade, rotina como elemento norteador, a importância da afetividade e a construção dos vínculos para na educação infantil, estas discussões são importantes para compreender como devem ser organizadas as práticas pedagógicas com as crianças da educação infantil.
Segundo a autora Zanini (2008), podemos perceber que é muito importante a vida em grupo,a construção das relações e a afetividade são essenciais, e para construir essas relações é necessária uma convivência. A roda é um momento importante para o grupo, pois “O respeito pela individualidade é à base de construção do grupo”, o falar, o ouvir, o escutar, todos são elementos que devem e podem ricamente ser trabalhados na roda. A roda é um espaço de diálogo, portanto não deve ser rígida,é um momento que pode ser utilizado para organizar a rotina de atividades diárias, deve proporcionar aos indivíduos a possibilidade de crescimento e trocas.
Os vínculos afetivos precisam ser construídos, principalmente para quem está começando em um grupo, é fundamental cultivar o encontro, e isto procuramos fazer durante nossos dias no estágio, e durante o trabalho prático que foi a execuçãodo projeto, foi possível visualizar estes vínculos serem construídos através do respeito, entusiasmo e preocupação das crianças em nos ouvir e querer realizar as atividades propostas.
Procuramos desenvolver o projeto na perspectiva da Rotina Viva que tem por objetivo a criança em seu desenvolvimento, ou seja, a criança deve interagir, deve se posicionar, questionar, não foi possível permitir umarotina flexível conforme a perspectiva da Rotina Viva, pois isto não depende de nós, pois a escola já é organizada numa rotina não flexível, porém procuramos permitir atividades prazerosas que pudessem propiciar intensos momentos de interação entre os alunos.
Não que a rotina seje um problema, não é isso, muito pelo contrário, a rotina é educadora é grande norteadora das crianças principalmentena educação infantil, pois ainda não construíram a noção de tempo, hora, minuto.
Segundo a autora Lino (2008), quando o educador estabelece uma rotina diária com uma estrutura coerente, ele pretende atingir alguns objetivos importantes:
* Proporcionar à criança a oportunidade de expor intenções, tomar decisões, concretizá-las e, mais adiante, realizar as suas experiências com outras...
tracking img