Festa junina nos dias atuais - luis gonzaga e mazaroppi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Festa Junina nos dias atuais – Luiz Gonzaga e Mazzaropi (Artigo de Opinião)

O ano era 1500. Os portugueses partiram de Lisboa atrás de novos territórios e poder expandir seu comércio. Mas o acasoos trouxe ao Brasil, uma terra até então desconhecida pelos europeus, dando início ao período de colonização de nosso país. Podemos listar facilmente inúmeros problemas que com eles vieram, mas nãopodemos deixar de lado como nossa cultura foi intensamente influenciada pela deles: novas tendências na moda, música e também nas festas. Exemplo disso é a nossa típica festa junina. Esta tem duaspossíveis origens: a de que se iniciou com os gregos na celebração da colheita e da chuva que vinha para salvar as plantações e do solstício de inverno (aqui o dia 24 de junho) ou como uma festa cristã emhomenagem a João Batista (São João) que tinha o costume de batizar as pessoas, inclusive Jesus. Portanto, hoje se comemoram 3 datas do mês de junho: dia 13 para Santo Antônio, dia 24 para São João edia 29 para São Pedro.

Mas a realidade globalizada de hoje vive algo diferente do que um dia já foi a festa junina. Em diálogo com algumas pessoas, o tema ‘festa junina’ já surgiu diversas vezes,porém focado em como o mundo de hoje influenciou na nossa típica festa. A quadrilha, que antes era referência da festa, hoje foi substituída por diversos ritmos da moda, como o forró eletrônico,universitário, sertanejo, country, entre outros. Quadrilha que é bom acontece por mera praxe.

O que é uma pena, porque a sociedade jovem de hoje deixa de conhecer nomes que marcaram o passado, por serem osque fizeram história e estouraram no ramo da arte. Fosse no bailão, com Luiz Gonzaga, no cinema, com Mazzaropi ou nas marchinhas de carnaval com João de Barro (o Braguinha). O que no início era só umainfluência norte-americana, hoje já ofuscou o que vem do berço do nosso país.

Cadê o orgulho da cultura brasileira? Mesmo originando da Europa, a festa junina no Brasil ao longo dos anos...
tracking img