Fesgo - adm rh - desenvolvimento.doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise crítica ao artigo “Qualidade de Vida – Industria da Construção investe em responsabilidade social”

Introdução

Nos dias de hoje, cada vez mais, os negócios dependem de pessoas, mais concretamente da investimento em qualidade de vida dos colaboradores. É por isso que muitas empresas tem desenvolvido a capacidade investir na qualidade de vida dos seus funcionários. Hoje em dia asempresas que investem em responsabilidade social tem atingindo números incriveis tanto de crescimento no mercado, quanto na satisfação de seus funcionários, hoje chamados de colaboradores, pois muitas dela já enxerguam o empregado como o componente mais importante e cada vez mais o numero de beneficios dados a eles são acrescentados a sua folha de pagamento.
Muitos benefícios que há umadécada eram considerados um diferencial hoje se tornaram parte do pacote básico. "Alguns são tão importantes que acabam virando essenciais. Se uma empresa não oferece determinados benefícios ela nem estará entre as opções de escolha se o funcionário for mais exigente", diz Eduardo Faro, gerente de capital humano da consultoria PricewaterhouseCoopers.
De acordo com a pesquisa Top ExecutiveCompensation 2010, realizada com 256 das maiores companhias do país pela Hay Group e divulgada em agosto de 2010, já fazem parte do pacote básico para executivos: refeição, plano médico e odontológico, seguro de vida, previdência privada, carro, celular corporativo, computador pessoal e check-up anual. "Hoje, 87% das empresas oferecem celular, carro e check-up para seus executivos. E 50% dão atécomputador pessoal", diz Carlos Siqueira, diretor nacional da consultoria global Hay Group.
E as empresas tem tentado trazer esses benefícios cada vez mais para os colaboradores da base da priramede.

Resumo do artigo

O aquecimento do mercado de trabalho como o respectivo aumento na geração de oprotunidades para os trabaladores tem agravado a dificuldade das empresas no sentido dedesenvolver e reter talentos. Melhorias no ambiente de trabalho não só contribuem para o aumento da produtividade, como são essenciais para a retenção de profissionais na empresa. “É preciso estar atento não somente às faixas saláriais e ao que está sendo praticado mo mercado, mas também é necessário criar ações constantes que beneficiem os nossos funcionários. São medidas que possibilitam oscolaboradores avaliarem e compararem as vantagens de permanecer na empresa”, pondera Lygia Fray Villar, superintendente de Recursos Humanos da Brookfield Incorporações.
Segundo Lygia Fray Villar, o conceito de qualidade de vida para a Brookfiel Incorporações é um conjunto de práticas uqe transformam positivamente o clima organizacional no ambiente de trabalho, seja por meio dos respeito pelaspessoas (relação chefe x subordinados e equipe ) ou valrização dos recursos humanos. O conceito de qualidade de vida no trabalho engloba o bem-estar, o sentimento de pertencer ou fazer parte de algo e respeitar as diferenças. Como princípios básicos que a empresa segue para promover um melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.
A Construtora Moreira Ortence (CMO) também concorda que omercado exige atitudes dos empreendedores que querem reter talentos. Segundo Moacyr Soares Moreira, diretor geral da CMO, a grande demanda por mão de obra faz com que os bons trabalhadores busquem sempre melhorias, principalmente salariais. Criar incentivos, gerar perspectivas de crescimento, investir em uma boa convivencia no trabalho, em melhores condições para desempenhá-lo e fazer com que otrabalhador se sinta respeitado, fazem parte da lista de princípios básicos do empresário.

Reflexão e análise crítica

Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas...
tracking img