Ferro fundido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que você entende por Ferro Fundido?

O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética, que é uma mistura de compostos ou elementos químicos, em uma determinada proporção na qual o ponto de fusão é o mais baixo possível, com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono, silício, podendo conter outros elementos químicos. Sua diferença para oaço é que este também é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, mas difere nas concentrações. Os ferros fundidos dividem-se em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.

2) Quais são as propriedades do Ferro Fundido?
As propriedades mecânicas, bem como as magnéticas, são sensíveis aos teores de carbonos, bem como tratamento térmico e são elas: ductilidade,maleabilidade, alta resistência ao desgaste.


3) Compare as propriedades do Ferro Fundido com as propriedades do aço.
A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.


4) Quais são as quatro grandes classificações que podem diferenciar o ferrofundido?
Comercialmente existem quatro tipos de ferro fundido, a diferença entre eles é basicamente a forma de resfriamento e a presença de elementos-liga. E são eles:
Ferro Fundido Branco

Ferro Fundido Cinzento

Ferro Fundido Modular

Ferro Fundido Maleável



5) Qual é a principal diferença entre o Ferro Fundido branco e o cinzento? Descreva adiferença entre as suas propriedades.
A principal diferença entre o Ferro Fundido branco e o cinzento é a velocidade de resfriamento, o fundido branco possui velocidade de resfriamento maior, o que o torna mais duro e resistente a impacto, já o ferro fundido cinzento, possui velocidade de resfriamento mais lenta deixando o ferro mais quebradiço e sem resistência a impactos.


6) Cite trêsexemplos e materiais não ferrosos, descrevendo as suas propriedades.
Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga. Os metais não ferrosos são mais caros e apresentam maior resistência à corrosão, menor resistência mecânica, pior resistência a temperaturas elevadas e melhor resistência embaixas temperaturas que o aço carbono.
Os principais serviços com metais não ferrosos são os serviços de corrosão e de não contaminação pelo produto da corrosão, como em situações extremas de temperaturas baixas e altas.
Exemplos:
Bronze: Os bronzes são ligas de cobre criadas com o intuito de melhorar a resistência à
temperatura e a resistência mecânica. Os elementos deliga associados ao cobre (85-95%) são: Sb, Al, P, Si. Como sabemos os elementos Si e Al são desoxidantes sendo o Al mais utilizado em equipamentos de processos. Os bronzes industriais podem ser utilizados entre as temperaturas de -200OC a 370OC.
A resistência dos bronzes são similares a do cobre comercial e também estão sujeitos a corrosão sob tensão em presença de amônia, aminas, saisamoniacais, e mercúrio.
São empregados para a construção de válvulas pequenas e para o mecanismo interno
de válvulas grandes e paras os espelhos de trocadores de calor.
Latões: Os latões são ligas de cobre com até 40% de zinco e pequenas concentrações de outros elementos (veja tabela 8.2). O aumento da quantidade de zinco na solução sólida diminui o custo do material e também diminuia resistência à corrosão. Para quantidades superiores a 15% ocorrerá grave dezincificação, o que pode ser observado pela mudança de cor do latão que passa do amarelo para o vermelho cobre. A dezincificação pode ser controlada com a adição de As ou Sb.
Os latões são usados, principalmente para tubos e espelhos de troca de calor, bem como para válvulas de pequeno diâmetro, sempre que o...
tracking img