Ferro fluido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS
Credenciada Portaria MEC n°1.236, de 9 de outubro de 2008, publicada D.O.U em 10/10/2008



CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

DICIPLINA: LABORATÓRIO DE QUIMICA

Turma: EPMA-T1

Professora: Silvia Pelição Batista











Experiência N° 3: Ferro Fluido











Grupo:São Mateus-ES, 30 de Novembro de 2010.

1° Introdução

Este trabalho sobre ferro fluido possui o propósito de famializarmos com as soluções químicas e principalmente com as interações intermoleculares que nada mais é do que as interações que ocorre nas estruturas das moléculas ao serem misturadas a outras. Pois hoje a nano tecnologia possui o propósito de revolucionar a vida doser humano tanto no âmbito industrial, econômico e social, para que desse modo possamos gerar melhores perspectivas, sejam elas para a cura de doenças até então sem solução, matérias com estruturas diferentes do que hoje conhecemos (nunca obtidos).









































2° Objetivo

Este trabalho possui o objetivo de sintetizar oferro fluido a partir de misturas de soluções realizadas com o ferro 2, ferro3 e acetona, para desse modo compreender comportamentos físico-químicos dessas substancias,conhecendo as propriedades ferro magnéticas em suas estruturas físicas e químicas e algumas de suas aplicações,explicando as reações que ocorreram baseando se em teorias obtidas no mini curso sobre ferro fluido ministrado pelaprofessora Silvia.












































3° Desenvolvimento

Ferrofluidos são suspensões coloidais de nano partículas magnéticas, ou seja, materiais com tamanhos de partículas em escala nano métrica ( 1nm= 10-9m) . Eles respondem a campos magnéticos externos fazendo com que regiões dessas soluções sejam controladas pela aplicação de umcampo magnético. Nano partículas de óxido férrico (magnetita, Fe3O4) podem ser produzidas misturando íons Fe 2 e Fe 3 em meio básico. É necessário um surfactante para que as partículas permaneçam finamente divididas e separadas umas das outras, mantendo um equilíbrio coloidal, desse modo o ferro fluido possui uma característica única de um comportamento normal de líquidos com propriedadesmagnéticas, permitindo assim o uso de forças magnéticas para o controle das propriedades e do fluxo de um liquido, dando origem a inúmeras aplicações.

O comportamento "spiking" dos ferros fluidos somente lhe confere a caracteristica de um ferrofluido de alta qualidade explicitando uma das propriedades físicas/magnéticas identificadas entre as termologias como ferromagnetismo, antiferromagnetismo eferrimagnetismo.


[pic]


Os atomos e as moléculas podem apresentar características paramagnéticos e diamagnéticos, no entanto as propriedades ferromagnéticas os spins desemparelhados se alinham paralelamente uns aos outros em regiões menores chamadas domíneos magnéticos.

[pic]
Dentro desses domínios, o campo magnético é intenso, mas em uma amostra do material a granel será normalmentedesmagnetizado porque a muitos domínios orientados aleatórios, visto que eles próprios se desmagnetizaram uns em relação ao outro, contudo os ferrofluidos magnetizam e desmagnetizam muito rápido , porque os domíneos são do mesmo tamanho que uma particula real.

Para um domíneo permanente a temperatura Curie poderar transforma-lo simplesmente paramagnético . Para o ferro a temperatura de Curie é770 ° C.

As aparições pontiagudas se manifestam devido as proprieddaes ferromagnéticas do ferrofluido compostos de fortes ligações entre o óxido de ferro presente no líquido e as moléculas da solução, não deixando o ferro e o liquido se separarem , quando esta solução coloidal entra em contato com um campo externo magnético ocorre uma competição entre o ferro que é fortemente atraido pelo...
tracking img