Ferramentas pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em que e como a ferramenta do Poka –yoke auxiliará após implantada?
Resp: A ferramenta Poka –yoke ataca diretamente a raiz dos problemas da produção, deixará regular as variações de qualidade e também evitará diversos problemas como peças defeituosas, quebra e máquinas e etc. Com está ferramenta o operador não terá como montar errado uma determinada peça, melhorará a rotina do mesmo, pois elenão terá que ficar atento ou com medo ao executar uma tarefa.


1- Qual a finalidade de se implantar a filosofia Kaisen? Onde se aplica?
Resp: O “Kaisen” visa o processo de melhoria continua, sendo um processo gradual, trabalhando com ferramentas para organizar todos os processos, buscando sempre resultados melhores atuando de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdíciosexistentes. Aplica-se na vida pessoal, familiar, social e no trabalho.


2- Defina manutenção corretiva e manutenção preventiva. Cite uma aplicação para cada uma delas.
Resp: Corretiva: consiste na ação tomada para restaurar o sistema que falhou em estado operacional. Isso geralmente envolve substituir ou reparar o componente que é responsável pela falha do sistema como um todo. O objetivo damanutenção corretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível. Visa restaurar o funcionamento do sistema o mais breve possível após o diagnostico do problema.
Preventiva: Consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. Visa a diminuição do número de manutençãocorretiva.


3- Quais os principais objetivos da TPM?
Resp: . Evitar desperdício em um ambiente econômico que está mudando rapidamente.
. Produzir bem sem reduzir a qualidade do produto.
. Reduzir custos.
. Produzir uma pequena quantidade de lote o mais cedo possível.
. Os bens enviados aos consumidores não podem conter defeitos.


4- No fluxo de informações do P.C.P,como entradas incorretas podem influenciar na qualidade do planejamento? Cite exemplos.
Resp: As entradas incorretas podem causar desvios no plano de produção, superdimensionamento ou subdimensionamento recursos. Exemplos:
Engenharia de Processos: Lead time de fabricações maiores ou menores que a real afeta diretamente na carga- máquina.
Engenharia de produto: Estruturas de produtoincorretas podem acarretar em faltas na linha de produção ou acumulo de estoque.
Qualidade: Itens refugados que não são informados ao PCP podem causar faltas na produção.


5- Qual a diferença entre MRP e o MRP II?
Resp: O MRP (Material Requeriments e Planning) planeja as necessidades de materiais.
O MRP II (Manufacturing Resources Planning) planeja todos os recursos necessários àmanufatura, sejam eles materiais, humanos ou de equipamento.


6- Qual é o objetivo de trabalhar com o sistema de Produção Enxuta?
Resp: O sistema de manufatura enxuta se preocupa em reduzir os custos de produção permitindo a empresa a atender rapidamente os pedidos de seus clientes com preço competitivo e produtos de qualidade. O pensamento enxuto busca aumentar cada vez mais aprodutividade com cada vez menos esforço humano, menos tempo, menos investimento e menos espaço, focando a satisfação do cliente.


8- O sistema de manufatura enxuta foca também a redução de desperdício. Cite quais são os sete desperdícios agregados na teoria da manufatura enxuta?
Resp: 1. Estoque
2. Transporte
3. Defeito e Retrabalho
4. Processos desnecessários
5. Movimentação6. Espera
7. Excesso de produção.


9- Quais as vantagens e desvantagens do Just in time?
Resp: 1. Redução de estoque
2. Redução de tempo
3. Aumento da qualidade


Desvantagem. 1. Incertezas que envolve a empresa (greve de funcionários, greve de transportes, fornecedores, quebra de máquinas).


10- O que é Konbon?
Resp: é uma das técnicas usadas para...
tracking img