Ferramentas financeiras e tributos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O enfoque deste trabalho se destina a explanar alguns tópicos como, planejamento financeiro, orçamentos, demonstrações contábeis, aspectos jurídicos e estatísticos. O trabalho aqui apresentado tem com objetivo, partindo de uma base teórica, analisar e desenvolver técnicas utilizadas para a elaboração de um planejamento financeiro bem estruturado, técnicas estatísticas que ajudará acasa usuário no processo de tomada de decisões e compreender melhor situações no futuro, entre outros aspectos como Jurídicos e Tributários que estão presente nas diversas áreas da empresa desde inicio de suas atividades.



















2. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A maioria dos fracassos empresariais e a chamada mortalidade precoce das empresas que se iniciam é a falta deplanejamento, pois não se organizam ou estruturam de maneira adequada. A economia mundial sofre modificações a todo o momento onde a chave para o sucesso em tempos atuais é o planejamento financeiro.
A palavra planejamento tem como o ato ou efeito de planejar; preparação para qualquer empreendimento, já o financeiro significa relativo às finanças, a circulação de gestão do dinheiro e de outrosrecursos líquidos. O planejamento financeiro tem-se a junção desses conceitos; estabelece como os objetivos financeiros das organizações podem ser alcançados, então é desenvolvido por meios de projeções uma estimativa mais aproximada possível da posição econômica financeira esperada. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para estratégia empresarial e assim mante-la em diapara o momento de se tomar uma decisão, para direcionar suas ações, atribuindo à empresa á chance de desenvolver e analisar, permitindo as varias atividades operacionais e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado, visando atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo.


Gitman (1997, p.588) menciona
“O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamentoe sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros.O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados,os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.”





3. ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização. È um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa.
Tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar,passando pela análise dos pontos fortes e das limitações da empresa, buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.
O orçamento empresarial juntamente com o planejamento financeiro é muito importante, para que o orçamento seja considerado viável, é necessário que haja umplanejamento financeiro de modo que se possa monitorar a situação financeira da mesma, avaliar a necessidade de aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e determinar os aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos.
Um dos pontos mais importantes do orçamento empresarial é a previsão de vendas, que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamentecorresponde a administração dos estoques, garantia de qualidade e competitividade dos produtos, sazonalidade da produção e controle dos gastos administrativos. Externamente deve se examinar a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes, aspectos tributários e o crescimento dos custos concorrência, detalhando as suas forças e fraquezas competitivas, o comportamento...
tracking img