Ferramentas de viabilidade nas micro e pequenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilização das ferramentas de viabilidade nas Micro e Pequenas Empresas pelo SEBRAE/ES
Claudio Oliveira
Resumo


Com o surgimento acelerado de micro e pequenas empresas, foi de notável percepção assim como o surgimento, a falência das mesmas, como Serasa Experian de Falências e Recuperações destaca. Para que a implantação ou/e expansão destas empresas fossem mais coerentes, o SEBRAE elaborouum programa para auxiliar o micro e pequeno empresário a elaborar o plano de negócios, ou prestar consultoriua direta, por meio de seus consultores, favorecendo o novo empresário na tomada de decisões, utilizando principalmente dentro deste plano as ferramentas de viabilidade, como o VPL e o TIR. Este artigo se objetivou na apresentação de dados dos últimos três anos disponibilizados peloSEBRAE/ES, para comparação da evolução das micro e pequenas empresas que vem adotando cada vez mais ferramentas de decisão que fortalecem as mesmas a uma maior durabilidade no mercado.

Palavras-chave: micro e pequenas empresas, SEBRAE, VPL, TIR, ferramentas de viabilidade.


1. Introdução

Com a expansão do mercado, as oportunidades tendem sempre a surgir, assim como a concorrência entre asempresas tende a aumentar, e passos errados na hora certa podem prejudicar o andamento de um negócio que poderia render. Para que não ocorra isso, vêm sendo utilizados cada vez mais métodos de análise financeira para se tomar decisões.

Oliveira (2004, p. 147) destaca que o sucesso do processo decisório depende da escolha correta durante o momento certo. Deste modo, evidencia-se a importância dateoria da decisão, que define o modo pelo qual deverá passar o processo decisório na busca da decisão adequada para a resolução do problema, bem como a definição do futuro da organização.

Atualmente, essas análises são feitas para que não ocorram imprevistos, principalmente em pequenas empresas, que procuram ao máximo obter lucros. Um estudo sobre a viabilidade financeira de um projeto se faznecessário quando contribui para uma melhor visualização das vantagens e desvantagens futuras, facilitando a tomada de decisões e reduzindo os riscos de não darem certo.

Baseado nessa realidade o SEBRAE, ou Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ajuda empreendedores de Microempresas (MEs)[1] e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) a melhor se planejarem. Pelo planejamento ser um dosmaiores desafios destes empreendedores, o SEBRAE disponibiliza a elaboração do plano de negócios, tendo com este, maior diminuição dos riscos de erros, melhora da gestão da empresa e ajuda também a planejar as melhores formas de aproveitar as oportunidades do mercado.

Este artigo tem por finalidade explicitar e constatar através do levantamento de dados dos últimos três anos, a contribuição doSEBRAE aos empreendedores ao prestar o serviço do plano de negócios. Ele concede às empresas uma ferramenta que auxilia na analise dos parâmetros que influenciam a viabilidade e retorno do investimento e quando pensadas a longo tempo, as ferramentas de análise de viabilidade se equivalem a estudo de cenários que envolvem indicadores financeiros, principalmente o Valor Presente Líquido (VPL) e aTaxa Interna de Retorno (TIR), que juntos demonstram viabilidade e consistência na tomada de decisões.

2. Metodologia

Essa pesquisa, quanto aos objetivos, é do tipo exploratória, pois, segundo Gil (2002), é feita a partir de entrevistas com o SEBRAE. Quanto aos procedimentos é bibliográfica, pois, segundo o mesmo autor, é feito com base em material já elaborado, constituído, principalmente, delivros e artigos científicos, por meio dos quais se pretende criar uma base teórica para a análise das informações coletadas.

Justificar o fato de trabalhar apenas com MPE.


3. Referencial Teórico


3.1 Plano de Negócios

“O Plano de Negócios é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de estruturar...
tracking img